Cerca de 30 iniciativas no Porto Santo, só em 2018

“600 Anos” «é celebração para todos e com todos» 21-03-2018 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Cerca de 30 iniciativas no Porto Santo, só em 2018
O Programa Oficial das Celebrações alusivas aos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo foi ontem apresentado, na simbólica Alameda do Infante D. Henrique, espaço público que foi projetado no início da segunda metade do século passado, por Chorão Ramalho. Celebrações que visam promover a Região, enquanto destino de cultura, tradições e património, valorizando a riqueza e a diversidade da nossa herança cultural e apostando na mobilização e inclusão ativa de todos os madeirenses e porto-santenses, sem esquecer a Diáspora, na dinamização de todo o calendário previsto, assim como na integração de novas ideias a desenvolver.
Particularmente focado no Porto Santo, são 27 as iniciativas já previstas e a dinamizar nesta ilha, até dezembro de 2018, numa abordagem transversal que integra a recuperação do património, a realização de eventos e exposições, o desenvolvimento de projetos na comunidade e, particularmente, junto das escolas, as encomendas artísticas, a concretização de espetáculos, conferências e congressos e, naturalmente, o apoio a novas publicações.
A recuperação de uma Casa de Salão e de uma Eira, as Exposições “Herdeiros dos Capitães-Donatários” e “Revoltas e Motins da História da Madeira”, o Torneio de Golfe 600 Anos, o desenvolvimento dos Projetos “À Descoberta da Música” e “Danças com História”, a Residência Artística “Happy Island”, o Ciclo de Concertos “Música na Natureza – 600 anos”, a inclusão no Programa do Festival de Órgão, a publicação de 4 projetos editoriais e o Encontro de Poetas são apenas alguns exemplos do muito que se prevê fazer, nesta ilha e ao longo de 2018, no âmbito destas celebrações. 
Com base numa programação que foi projetada «para todos e com todos», o Governo Regional espera que esta seja uma verdadeira homenagem a 6 séculos de história, de património, de cultura, de tradições e sabedoria. 



Anexos

Descritores