Madeira representada em Estrasburgo no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa

Durante o evento, serão trocados pontos de vista com jovens refugiados e figuras políticas proeminentes, que falarão sobre o problema específico da integração de crianças migrantes 16-10-2017 Direção Regional Dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa
Madeira representada em Estrasburgo no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, participa, como membro efetivo, em representação da Região Autónoma da Madeira na Câmara das Regiões, na 33ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, que se realiza em Estrasburgo (França) nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro.

Durante o evento, denominado “Políticas descentralizadas para a integração bem-sucedida de migrantes”, serão trocados pontos de vista com jovens refugiados e figuras políticas proeminentes, que falarão sobre o problema específico da integração de crianças migrantes.

A agenda inclui várias reuniões ao nível regional e local, sendo que a Madeira participará nas sessões plenárias e na Câmara das Regiões. Nas primeiras, serão abordadas temáticas como o papel da juventude e do governo na luta contra a corrupção; e um futuro melhor para as zonas rurais da Europa. Na segunda, serão debatidas questões sobre a cooperação regional e a democracia na Europa; a diversidade linguística na Europa e a participação das mulheres na vida política ao nível regional.

De entre os oradores convidados, destacam-se o Ministro do Interior da República Checa, Milan CHOVANEC, em nome da Presidência do Comité de Ministros, e o Secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn JAGLAND. Refira-se que o Congresso irá receber cerca de quarenta delegados jovens, que serão convidados a participar em todos os debates e reuniões.