Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Sessões desenvolvidas, em setembro, envolveram 80 participantes

Projeto " Dar a Ver" prossegue com mais 2 Conferências , a 19 e a 20 de outubro 16-10-2018 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Sessões desenvolvidas, em setembro, envolveram 80 participantes

Depois das duas Sessões realizadas na Casa-Museu Frederico de Freitas, a 28 e 29 de setembro – que, no total, abrangeram cerca de 80 participantes – o Projeto Cultural “Dar a Ver” prossegue, neste mês de outubro, com mais duas Conferências, a primeira a ter lugar no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a 19 de Outubro, pelas 19.00 horas, subordinada ao tema “Panorama da Arte Portuguesa no século XXI”, sessão que estará a cargo de Luiza Soares de Oliveira. Uma conferência que abordará a temática das jovens gerações de artistas que iniciam a sua carreira nestes primeiros anos do século XXI, dos desafios com que se deparam e, no fundo, do futuro da própria arte.

Já no dia 20 de outubro, pelas 11.00 horas, o Projeto “Dar a Ver” regressa à Casa-Museu Frederico de Freitas, com a Conferência “Ourivesaria Portuguesa dos séculos XVI e XVII”, a cargo de Luísa Penalva. Comunicação que, tendo por base a coleção de ourivesaria do Museu Nacional de Arte Antiga, percorrerá estes dois séculos, mostrando algumas das mais icónicas peças da ourivesaria portuguesa do Quinhentos e de Seiscentos, nomeadamente a Custódia de Belém, as salvas manuelinas, o Relicário da Rainha D. Leonor, bem como peças de referência da centúria seguinte, como o Báculo do Convento São Bento de Avé-Maria do Porto e o Cofre do mosteiro dos Jerónimos, entre outros. 

A maior divulgação e projeção do vasto património cultural que têm vindo a ser possibilitadas através desta iniciativa é, já, uma “aposta ganha” do Governo Regional e é nesse enquadramento que, na sua III Edição, o Projeto “Dar a Ver” prossegue o seu objetivo de valorizar a oferta cultural existente na Região, «promovendo o seu acesso e partilha junto de toda a população, tanto residente quanto visitante», conforme sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Refira-se que este Projeto, materializado através da Direção Regional da Cultura (Direção de Serviços de Museus e Património Cultural), tem vindo a possibilitar, ao longo dos últimos três anos, a abordagem, por especialistas locais e nacionais de aspetos relacionados com a diversidade cultural conservada in situ ou já transitada para os museus, em visitas guiadas e conferências levadas a cabo em vários locais.

A participação nestas atividades é gratuita, embora sujeita a uma inscrição prévia, através do endereço de correio eletrónico daraver.drc@gmail.com ou pelo telefone 291211830, estando limitada ao número de lugares sentados.

 


Anexos

Descritores