Pesquisar

Retrospetiva da obra fotográfica de João Pestana no Museu de Fotografia da Madeira

A exposição está patente ao público até junho de 2021 06-04-2021 Turismo e Cultura
Retrospetiva da obra fotográfica de João Pestana no Museu de Fotografia da Madeira

É um dos projetos de maior relevância da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e que congrega a Direção Regional da Cultura e a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, sendo esta última responsável pelo depósito do acervo de João Pestana, fotógrafo madeirense, reconhecido a nível nacional e internacional. A retrospetiva da sua obra é apresentada esta terça-feira no Museu de Fotografia da Madeira –Atelier Vicente´s. 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura considera que a exposição no emblemático museu “é uma homenagem ao talento de uma figura incontornável da Cultura da Região Autónoma da Madeira e que tão bem soube retratar a realidade do arquipélago quer pelas lentes das máquinas fotográficas quer pelos filmes e documentários que realizou”.  “Os seus trabalhos de foto reportagem retratam a segunda metade do século XX da Madeira e são um testemunho e legado valiosos para as gerações. Estamos a falar de um profissional notável no seu trabalho e que nunca deixou de valorizar o quotidiano regional através de imagens de rostos, das alegrias e das mágoas dos ilhéus e que foi reconhecido a nível regional, nacional e internacional em exposições. A que apresentamos esta terça-feira com 260 fotografias, faz uma retrospetiva do seu trabalho fotojornalístico e artístico, sendo uma homenagem a este grande profissional que nos deixou há 4 anos”, frisou Eduardo Jesus. O Secretário Regional referiu que “na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira encontra-se em depósito o acervo de João Pestana, que é constituído por 4000 espécies entre negativos e positivos”.

Sobre a exposição: 

A exposição que tem abertura marcada para esta terça-feira, está dividida em temas de acordo com as áreas que o fotógrafo retratou. Assim, são apresentadas capas de discos vinis da época em que João Pestana ilustrava com fotografias suas; vários trabalhos para a Direção Regional da Cultura nomeadamente postais, calendários com imagens da Madeira e projetos publicitários. Na sala dedicada à foto reportagem, a visão do “jornalista “sobre as touradas da década de 70 do século XX; a aluvião de 1993, o incêndio da Unibasquete e as manifestações do 1º de maio. 

O Museu reservou uma sala para as fotografias artísticas com especial destaque para as vivências de Câmara de Lobos. 

Como curiosidade, refira-se que a referida sala é antecedida com uma pequena mostra com as cartas que João Pestana enviava aos técnicos de fotografia, com os detalhes que pretendia a nível de enquadramentos e filtros. O Museu apresenta nesta exposição, algumas das máquinas fotográficas e de filmar, complementadas com um filme realizado pelo cineasta e que está disponível na Sala de multimédia. 

Ler notícia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.