Pesquisar

Dia Mundial da Língua Portuguesa em destaque no Arts online

O projeto Arts online da Secretaria Regional de Turismo e Cultura assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com o poema “Uma casa em Machico” de José Tolentino Mendonça. A gravação foi efetuada no Solar de São Cristóvão situado no concelho que viu nascer o cardeal, poeta e teólogo português - Machico. 05-05-2021 Turismo e Cultura
Dia Mundial da Língua Portuguesa em destaque no Arts online

O projeto Arts online da Secretaria Regional de Turismo e Cultura assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com o poema “Uma casa em Machico” de José Tolentino Mendonça. A gravação foi efetuada no Solar de São Cristóvão situado no concelho que viu nascer o cardeal, poeta e teólogo português - Machico.

O poema escolhido para hoje, “Uma casa em Machico” será “dito” por Guilherme Mendonça. Nasceu no dia 25 de junho de 1992. Iniciou a sua formação enquanto ator no Conservatório Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode da Madeira em 2011 e finalizado em 2014. Trabalhou com os encenadores Ryszard Kot-Kotecki, Eduardo Luíz e Diogo Correia Pinto. Em 2012 realizou um estágio profissional na companhia TEF- Teatro Experimental do Funchal. Entre 2015 e 2018 estudou na ESMAE, Escola Superior Música e Artes do Espetáculo, licenciatura em teatro variante interpretação. Durante a licenciatura teve a oportunidade de trabalhar com a companhia RADAR 360º, Paulo Calatré, António Durães e Nuno Cardoso. Após a licenciatura trabalhou com as companhias: Vivonstage um mundo dos musicais e Teatro Caixa de Palco.

Como cenário para o poema de José Tolentino Mendonça, o Solar de São Cristóvão. Tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura foi construído em 1692 e afirma-se como um tradicional solar madeirense de arquitetura senhorial do século XVII. Este espaço foi recuperado pelo Governo Regional da Madeira e reabriu ao público em 2019 como solar visitável, localizado na Cidade de Machico. Este é um espaço museológico que retrata as vivências de diferentes épocas ao longo de várias gerações, em homenagem à memória da família de Carlos Cristóvão, último proprietário do Solar.

Arts online, para ver a partir das 19h00 no portal Cultura Madeira:

https://cultura.madeira.gov.pt/

 

Ler noticia em anexo

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.