Pesquisar

Secretário Regional de Turismo e Cultura: “Madeira está bem e recomenda-se”

O Secretário Regional de Turismo e Cultura participou ontem no webinar que assinalou o lançamento da revista do IPDT “Turismo Tendências 21”, a qual conta com a colaboração de Eduardo Jesus. 05-05-2021 Turismo e Cultura
Secretário Regional de Turismo e Cultura: “Madeira está bem e recomenda-se”

O governante começou por agradecer o contributo daquela instituição privada em prol do setor do turismo onde a nova publicação é um exemplo disso mesmo.

Em resposta a uma questão do moderador Jorge Costa, presidente do IPDT, Eduardo Jesus deixou claro que a “Madeira está bem e recomenda-se”. Sublinhou que a Região Autónoma da Madeira sempre delineou, desde o início da pandemia no mundo, a sua estratégia na defesa da saúde pública, criando, ao mesmo tempo, condições para que o destino estivesse na linha da frente quando os mercados internacionais se abriram no início de julho de 2020. Por isso mesmo, acentuou que a Madeira tem estado continuamente aberta ao turismo, permitindo que o setor se mantivesse continuamente ativo, mesmo limitado pelos constrangimentos junto dos mercados emissores.

Paralelamente, realçou que o próprio setor privado evidenciou a confiança no trabalho desenvolvido pelo Governo Regional, como demonstra a aposta dos empresários na requalificação e construção de novas unidades hoteleiras na Região.

Em relação ao setor público recordou no webinar, onde assistiram mais de 550 pessoas através da internet, todo o trabalho desenvolvido pela Região desde o início da pandemia, nomeadamente com a decisão pioneira da triagem nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo. E, depois de outras medidas tomadas como a elaboração do Manual de Boas Práticas, com o contributo de todos e a Certificação do Destino, apontou a criação do “Corredor Verde” em fevereiro último, que veio permitir a entrada livremente de pessoas vacinadas ou de outras que já tenham contraído a doença, mas que já estejam curadas.

Neste domínio da Covid, Eduardo Jesus referiu-se à aprovação recente por parte da Comissão Europeia do Certificado Verde Digital. Realçou que, além da importância em conseguir que todos os estados membros falem a uma só voz na praticabilidade do que foi aprovado, será relevante que o País também fale em uníssono na aplicabilidade de critérios para um mesmo passageiro que venha para a Madeira através de um voo direto da origem ou se necessitar de fazer uma escala no continente.

 

Madeira é exemplo na vacinação 

 

Eduardo Jesus falou ainda de uma outra medida importante, exemplar em todo o mundo, que está a ser concretizada por parte do executivo madeirense, que considera traduzir um posicionamento muito forte do setor, que representa cerca de 26% do PIB regional, em termos nacionais e internacionais. Trata-se do facto de “já termos começado a vacinar o setor do Turismo na Região. Há cerca de uma semana iniciamos o processo de vacinação, o qual pretendemos que envolva os nossos profissionais e que estará concluído no corrente mês. Muito brevemente podemos afirmar que teremos todo o setor turístico, assim como demais pessoas ligadas à oferta turística, envolvidos neste esforço de vacinação”.

Por este conjunto de razões, com a adoção de medidas adequadas nos momentos próprios, que contribuíram para credibilizar ainda mais a confiança e consequente segurança, o Secretário Regional de Turismo e Cultura evidenciou que “os ativos do destino, que sempre se mantiveram intactos, estão reforçados”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.