Pesquisar

Dia Internacional dos Museus

Museus do Governo Regional com agenda cheia de atividades 16-05-2021 Turismo e Cultura
Dia Internacional dos Museus

O Governo Regional volta a associar-se ao Dia Internacional dos Museus, a 18 de maiouma das datas mais relevantes para os espaços museológicos, que se comemora desde 1977 após proposta do Organismo da UNESCO, ICOM – Conselho Internacional dos Museus. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus ‘Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar’.

Assim, a efeméride é assinalada pelo executivo madeirense através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura promovendo visitas orientadas, exposições, oficinas e conferências, com entradas livres.

Em declarações ao DN o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha ser “uma satisfação muito grande constatarmos que os nossos museus e espaços culturais estejam desde o início desta pandemia a trabalhar permanente no sentido de manterem os seus elos com o público que são a razão da sua existência. Um procedimento que têm feito através da cooperação e intercâmbios profissionais, na sensibilização e divulgação dos museus e preservação do património que nos é tão querido”. 

Eduardo Jesus recorda os exemplos dos concertos online e presenciais realizados nos interiores e exteriores dos museus assim como a plataforma virtual do MUDAS. Museu, que permite uma experiência de visualização 360 graus interativa e dinâmica.

O governante refere que este ano “há um redobrado estímulo com a possibilidade de termos mais pessoas a visitarem os museus e espaços museológicos que temos na Madeira e no Porto Santo ao dispor de residentes e visitantes”.

Assim, para 2021 as direções e serviços educativos dos museus “não só recuperaram alguns dos formatos encontrados durante a pandemia como partilham agora novas práticas de criação, soluções criadoras e inovadoras para este dia. Por isso mesmo, o público terá oportunidade em alguns museus conhecer zonas que não são habitualmente visitáveis, uma forma de mostrar como funcionam as salas de reserva, perceberem in loco como se trabalhava num estúdio fotográfico oitocentista no premiado Museu do Ano 2020  ( Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicente´s ), e visitar exposições cujos trabalhos são dos próprios participantes”, frisou Eduardo Jesus, que recordou que estas propostas abrangem os concelhos da Calheta, do Funchal, da Ribeira Brava e de São Vicente.

 

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.