Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Da Madeira para o Mundo, teatro infantil online

Com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura conta com 2 dezenas de elementos 31-05-2021 Turismo e Cultura
Da Madeira para o Mundo, teatro infantil online

 

A Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF), que ao longo da sua vasta carreira tem dedicado especial atenção ao público infantil com peças de teatro marcadas pelo cenário cuidado, guarda-roupa de grande efeito visual e qualidade, e, sobretudo, pelas interpretações dos atores, aposta este ano e no Dia Mundial da Criança na peça “Era uma vez num certo Reino” com cerca de duas dezenas de elementos. Será transmitida online e para todo o Mundo nas plataformas digitais da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, entidade que patrocina o evento.

A estreia online e com livre acesso, está marcada para as 9h00 de 1 de junho. Ficará em “cena” até o dia 30 de junho de 2021.

Embora a ATEF integre produções de Teatro para a Infância desde a sua génese, mais concretamente, desde finais dos anos 70 (Histórias de Hakim), foi com a peça Teatroscópio (1987) que as produções destinadas à infância assumiram uma dinâmica cultural sistemática, trazendo ao Teatro escolas e instituições, mobilizando milhares de crianças, jovens e adultos.

Em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura disse que “A Associação do Teatro Experimental do Funchal, tal como outras associações culturais, contam e podem continuar a contar com o apoio do Governo Regional. A Cultura e as associações culturais são uma das nossas prioridades desde sempre enquanto mola impulsionadora da preservação, valorização e divulgação do património da Madeira e do Porto Santo”, disse o Secretário Regional de Turismo e Cultura.

Eduardo Jesus sublinhou que no último projeto online que a SRTC promoveu, o “Arts online”, “contámos com a preciosa colaboração de atores de teatro na declamação de poemas de madeirenses. Desta vez, vamos mais longe e queremos atingir não só o público da Madeira, mas também as crianças e famílias das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, no sentido de proporcionar a visualização de uma peça de teatro infantil que vai assinalar o Dia Mundial da Criança”.

Daí que Eduardo Jesus deixe um apelo ao público e às famílias “para que acompanhem a transmissão online da peça de teatro e partilhem, homenageando desta forma, o teatro e as crianças”.

Por outro lado, o governante recordou “os apoios que o Governo Regional autorizou e que neste mês de maio ascendem já a 205 mil euros, para além de outra colaboração para a concretização aos concertos ao vivo de artistas madeirenses”.

 “Era uma vez no Reino…” pode ser acompanhada online dia 1 de junho a partir das 9h00 e até 30 de junho no portal Cultura Madeira: https://cultura.madeira.gov.pt/ .

 

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores