Pesquisar

Eduardo Jesus releva importância de disponibilizar cerca de 300 bilhetes-postais ilustrados

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, passou a disponibilizar um conjunto de, aproximadamente, 300 bilhetes-postais ilustrados. 11-07-2021 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus releva importância de disponibilizar cerca de 300 bilhetes-postais ilustrados

Os espécimes estão acessíveis na plataforma de pesquisa ARCHEEVO e resultam de 14 editores nacionais e estrangeiros, onde se incluem alguns bilhetes-postais editados pelas casas comerciais madeirenses “Maison Blanche”, casa “Havaneza” e casa “Eldredge”.

Trata-se de parte de uma coleção adquirida a João Rodrigues da Silva pela anterior Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), e pelo Arquivo Regional da Madeira (ARM). 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha que “constitui mais um importante contributo do Governo Regional em divulgar partes da nossa história coletiva, que há todo o interesse em tornar partilhável a todos, contribuindo, desta forma, para enriquecer o nosso conhecimento. Este é um bom exemplo de conservar, preservar e difundir cultura”.

Os postais, datados entre finais do século XIX e a segunda metade do século XX, privilegiam paisagens, atividades empresariais e aspetos do quotidiano madeirense.

Na iconografia representada destacam-se as paisagens costeiras e urbanas do Funchal, bem como os transportes, os edifícios turísticos e religiosos e alguns aspetos etnográficos, como por exemplo o traje.

As mensagens escritas são de carácter pessoal e em vários idiomas.

De referir que os postais tiveram como destino diversos países, nomeadamente África do Sul, Escócia, França, Inglaterra, Noruega, Portugal, entre outros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.