Pesquisar

“Dar a Ver” programa últimas visitas aos tetos Mudéjares da Sé do Funchal

O projeto “Dar a Ver” do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, realiza até ao final do corrente mês as últimas três visitas guiadas aos trabalhos em curso de conservação e restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal. 21-07-2021 Turismo e Cultura
“Dar a Ver” programa últimas visitas aos tetos Mudéjares da Sé do Funchal

O projeto “Dar a Ver” do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, realiza até ao final do corrente mês as últimas três visitas guiadas aos trabalhos em curso de conservação e restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal. Serão abertas ao público em geral, incluindo residentes e visitantes.

As visitas, gratuitas, necessitam de inscrição prévia e podem ser feitas através do endereço eletrónico: daraver.drc@gmail.com ou do número de telefone: 291211830. Serão realizadas em grupos de 10 pessoas a cada 30 minutos, entre as 14 e as 17 horas, sendo um máximo diário de 60 pessoas.

A calendarização das visitas está já programada para as seguintes datas: dia 24, sábado, apenas para residentes; dia 29, quinta-feira, para visitantes (feitas em inglês) e dia 30, sexta-feira, para visitantes e residentes.

As visitas serão orientadas pela equipa de acompanhamento técnico da intervenção da Direção Regional da Cultura e pela empresa ‘Samthiago’, que se encontra a realizar os trabalhos de conservação.

 

Em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que “os trabalhos constituem uma aposta clara do Governo Regional na conservação do património edificado da Região Autónoma da Madeira. Estas visitas são uma grande oportunidade para quem ainda não teve oportunidade de ver o que está a ser feito naquele importante monumento, poder fazê-lo e conhecer a excelente recuperação que a Secretaria Regional, através da Direção Regional da Cultura, fez nos tetos da Sé do Funchal”. Eduardo Jesus refere que uma das principais caraterísticas construtivas e decorativas da catedral, construída entre 1493 e 1517, “reside nos tetos da nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar, únicos em Portugal, com estas dimensões e caraterísticas”.

O governante recorda que em novembro de 2019 “iniciaram-se os serviços de conservação e restauro dos tetos da Sé do Funchal, adjudicados à empresa Atelier Samthiago, Conservação e Restauro. São serviços que contemplam a consolidação das madeiras de suporte, a consolidação e fixação da policromia e douramento, a limpeza da superfície policroma e douramento, o preenchimento e nivelamento de lacunas da camada cromática, a integração cromática, a aplicação de camada de proteção final e a reparação do reboco e pintura das paredes interiores da igreja”, complementando que “já se encontram concluídos os trabalhos nos tetos dos transeptos norte e sul e das naves laterais”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.