Pesquisar

Quinta Magnólia- Centro Cultural celebra António Aragão

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove na próxima terça-feira, 21 de setembro “Serão Performativo(S)”, projeto inserido nas comemorações do centenário do nascimento de António Aragão. 20-09-2021 Turismo e Cultura
Quinta Magnólia- Centro Cultural celebra António Aragão

Com curadoria de Carlos Valente, vice-presidente da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, esta iniciativa tem início às 18h e junta diversas artes performativas pelos vários espaços da Quinta Magnólia, salas de exposição, auditório do Centro Cultural, terraço e jardins.

A intervenção, designada por Serão Performativo(s) junta a música, a body art, performance, escultura, poesia entre outras manifestações artísticas.

Assim, o final de tarde inicia-se com a “Sequenza IX per saxofono contralto” - de Luciano Berio, de 1980, numa interpretação de Ana Irene Rodrigues em interação com a escultura de Duarte Encarnação. Seguir-se-á “Figura Poema” de Enzo Minarelli, 1985, um poema fonético, interpretado por Fernanda Martins e vídeo de António Dantas.

No centro cultural irá decorrer também  uma miniconferência sob o tema da Body art, numa performance de Carlos Valente. A leitura de poemas de António Aragão será feita por Fernando Aguiar numa intervenção designada por “Mais exactamente: Aragão”. Na área da poesia interligada com a pintura, o Poema- Objeto “Estamos lixados” numa performance de exterior, por Teresa Jardim.

A iniciativa encerra, pelas 20h, com Isabel Santa Clara numa ação no exterior designada por “Pensar sem Aragão”.

 

 

 

Biografias dos artistas convidados

Ana Irene Rodrigues

Nasceu na Venezuela, em 1986. É docente de saxofone no Conservatório – Escola Profissional de Música da Madeira (CEPAM). Concluiu em 2010 a Licenciatura em saxofone na Escola Superior de Artes de Amsterdão sob orientação de Arno Bornkamp. Possui Mestrado em Ensino da Música: Saxofone e Classe de Conjunto, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, concluído em 2016. Tem participado em masterclasses com prestigiados saxofonistas desenvolve trabalho de líder, solista, e/ou membro de diversos grupos de música de câmara, participando regularmente em concertos, recitais e projetos artísticos na da Madeira, no Continente e Açores. 

 

 

 

António Dantas

Nasceu na Madeira, em 1954. participou em exposições, antologias e festivais dedicados à poesia visual, à eletrografia e à arte postal. Inicialmente ligado às artes visuais, linguagem que continuará a desenvolver ao longo dos anos, participou em algumas das principais iniciativas da poesia visual portuguesa dos anos 80 e 90. Os seus trabalhos surgem com frequência em exposições e publicações relacionadas com a poesia experimental, copy art e arte postal, realizadas no país e no estrangeiro. Foi cofundador, com António Aragão e Eduardo de Freitas, da Filigrama (mail-art zine) em 1981, assim como da Galeria Porta 33, em 1989.

           

Carlos Valente

Nasceu na Venezuela, em 1964. É Professor Associado da Universidade da Madeira, nas áreas de Estética e História da Arte. É doutorado em Estudos de Arte (2007). Possui também mestrado em História – especialização em História da Arte – pela Universidade da Madeira (1999). Tem organizado colóquios, encontros, ciclos de cinema, exposições e debates, e vem publicando artigos e recensões em revistas de história da arte, de estudos de cinema e de educação artística. Mantém uma prática artística continuada desde 1987, desenvolvendo a linguagem do vídeo e da instalação, e tem exposto em coletivas, ou em parceria com outros artistas, em modo “intruso”; e também em formato individual.

 

Duarte Encarnação

Nasceu no Funchal, em 1975, e viveu na Venezuela entre 1980/1988. É doutorado em Artes Visuais e Intermédia pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (2010) e exerce a docência na Universidade da Madeira nas áreas de belas-artes/escultura e desenho. No seu trabalho artístico, explora as naturezas distópicas e utópicas da condição humana, focando aspetos de ficção, história e problemáticas associadas ao espaço público/político, num híbrido medial entre escultura, desenho e evocações arquitetónicas. Participa regularmente em coletivas em Portugal e no estrangeiro. Está representado em coleções particulares e no MUDAS - Museu de Arte Contemporanea da Madeira.

 

Fernanda Martins

Nasceu em 1965. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas. Estudou Piano e Canto no Conservatório de Música. Fez a primeira parte com os Além-Mar, no 1º concerto dos Sétima Legião no Funchal nos anos 80.  Curiosa e mutante. Fez algum teatro. Participou nos eventos Insubmissos (2017/18/19). De resto canta, lê poesia, escreve e perde-se por aí.

 

Fernando Aguiar

Nasceu em Lisboa, em 1956. É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Paralelamente à sua atividade como artista plástico, poeta e performer, Fernando Aguiar organizou festivais, exposições e antologias de poesia experimental, entre os quais Poemografias: Perspectivas da Poesia Visual Portuguesa (1985, com Silvestre Pestana), 1º Festival Internacional de Poesia Viva (1987), Concreta, Visual, Experimental, Poesia Portuguesa 1959-1989 (1989, com Gabriel Rui Silva), Visuelle Poesie Aus Portugal (1990), Poesia Experimental dels 90 (1994) e Imaginários de Ruptura, Poéticas Experimentais (2002). Contribuiu de forma decisiva para a afirmação nacional e internacional da poesia experimental portuguesa.

 

 

Isabel Santa Clara

Nasceu no Funchal, em 1951. É Professora Auxiliar da Universidade da Madeira (aposentada). Concluiu o curso de Pintura em 1975 e o doutoramento em 2004, com uma tese acerca da pintura maneirista na ilha da Madeira. Lecionou disciplinas das áreas de artes plásticas, de história da arte e de estudos interartes, na Universidade da Madeira. Tem desenvolvido investigação nestas áreas, apresentada em colóquios e publicada em obras coletivas e revistas especializadas. Organizou também numerosas exposições e como artista plástica tem exposto desde 1973 pintura, desenho, fotografia e instalação. Está representada em diversas coleções particulares e na coleção do MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira. 

 

Teresa Jardim

Nasceu no Funchal, em 1960. É Licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projetação Gráfica, pelo ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerço funções docentes em Artes Visuais desde, 1978/79, lecionando atualmente a disciplina de Desenho na Escola Secundária Francisco Franco. Desenvolve prática artística ligada à instalação e poesia experimental, entre outras linguagens. Nas artes plásticas vem desenvolvendo curadoria independente e integrado diversas parcerias desde os anos 80. Em poesia, publicou as obras Anjos de Areia (1993) e Jogos Radicais (2010). Tem também contribuído com textos para diversas revistas, entre as quais Margem, Espaço Arte, Telhados de Vidro e Eufeme, entre outras.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.