Pesquisar

Operação do verão no Porto Santo foi positiva e exige trabalho contínuo

“A operação do Porto Santo do verão de 2021 salda-se bastante positiva”. Quem o disse ao Diário de Notícias foi o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao fazer um balanço dos últimos meses onde sublinha ser preciso ter em atenção que ainda estamos a atravessar um período pandémico, o que não obstou que “as medidas que foram sendo tomadas, permitiram que o Porto Santo captasse a maior atenção de vários mercados, fundamentalmente de Portugal, do Reino Unido, da Dinamarca e da Polónia”. 25-09-2021 Turismo e Cultura
Operação do verão no Porto Santo foi positiva e exige trabalho contínuo

Eduardo Jesus acentua que o contributo que o último verão deixou na ilha “minimizou o efeito negativo que a pandemia trouxe, sendo que o conjunto alargado de rotas estabelecidas, provenientes de seis aeroportos diferentes, concretamente de Lisboa e do Porto, em Portugal, de Gatwick, em Londres, e de Manchester, no Reino Unido, de Varsóvia, na Polónia, e de Copenhaga, na Dinamarca, permitiram que, através das companhias aéreas ‘TAP’, ‘Azores Airlines’, ‘Iberia’, ‘TUI UK’, ‘Enter Air’ e ‘Atlantic Airways’, conseguíssemos que ligações tão importantes como se concretizassem”.

Entre as operações desenvolvidas, o governante refere a retoma de Copenhaga neste mês de setembro, “conforme estava programado”, à qual revela que se irá juntar uma outra ligação, a partir do dia 15 de outubro, com origem de Billund, igualmente na Dinamarca, com voos a realizar pela Danish Air Transport. “São operações que, sem dúvida, deixam um contributo muito forte ao Porto Santo, tendo-se verificado uma ocupação quase plena na maior parte dos hotéis em funcionamento. Inclusivamente, neste mês de setembro, continuamos a ter unidades hoteleiras com a ocupação acima dos 90%”, complementa o governante.

Por isso mesmo, o Secretário Regional de Turismo e Cultura frisa que a operação da “Ilha Dourada” “respondeu muito bem a todo o investimento feito pelo Governo Regional e pela Associação de Promoção da Madeira no sentido voltar a colocar o Porto Santo no mapa das preferências dos viajantes”.

Na realidade, foi investido cerca de meio milhão de euros para a concretização de campanhas diversificadas para o Porto Santo junto dos operadores turísticos, como a ‘TUI’, a ‘Itaka’, a ‘Folke Ferie’, a ‘Primo Tours’, a ‘TAP’, o ‘Mundo Abreu’, a ‘Soltróprico’, a ‘Solférias’ e a Sonhando’, entre outros, resultando em apostas acentuadas nos canais digitais dos vários intervenientes, assim como presenças em muppies do destino nos mercados de origem.

Em termos de lugares disponibilizados pelas companhias de aviação que operaram para o Porto Santo, incluindo as ligações diárias entre a Madeira e a “Ilha Dourada”, que também transportam passageiros que fazem escala no Aeroporto da Madeira e para ali seguem, totalizou, entre um de junho e 15 de setembro cerca 56 mil assentos.

Por sua vez, os dados entre o referido mês e a data intermédia referida de setembro, apontam que a ilha conheceu o desembarque superior a 40 mil passageiros.

Comparativamente aos mesmos períodos dos anos anteriores em termos de passageiros desembarcados no Porto Santo, entre os meses de junho e setembro, temos este verão um crescimento acentuado em relação a 2020, com mais 264%, e está apenas a cerca de 3 pontos percentuais de 2019.

“Passamos de 46 mil passageiros desembarcados em 2019, para 12 mil em 2020, tendo-se recuperado em 2021, estimando-se atingir os 45 mil este ano”, referiu o governante.

Completado este ciclo, Eduardo Jesus reconhece que o verão de 2021 “constitui uma parte do processo que contribui para minimizar as consequências da pandemia, pelo que continuamos a trabalhar para assegurar operações. O turismo exige de todos os intervenientes, desde sempre, um trabalho permanente, proativo, para que as coisas aconteçam. Com a pandemia, a atenção teve de ser ainda maior. Nesta altura em que estamos a recuperar há que manter o foco e a determinação para que a recuperação caminhe para o crescimento sustentado que todos almejamos. Desta forma, o setor fica mais fortalecido e a economia ganha mais robustez, indo ao encontro dos interesses empresários, dos profissionais, dos governantes, das autarquias e de toda a ilha que tem no turismo um pendor muito forte”.  


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.