Pesquisar

Governo Regional reconhece mecenato à Banda Municipal de Machico

A Banda Municipal de Machico acaba de ver reforçada a sua ação com o parecer favorável da Secretaria Regional de Turismo e Cultura para usufruir de benefícios fiscais ao abrigo do regime do Mecenato Cultural e do Interesse Cultural de Atividades. 27-09-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional  reconhece mecenato à Banda Municipal de Machico

A Banda Municipal de Machico acaba de ver reforçada a sua ação com o parecer favorável da Secretaria Regional de Turismo e Cultura para usufruir de benefícios fiscais ao abrigo do regime do Mecenato Cultural e do Interesse Cultural de Atividades.

Para esta decisão, o Governo Regional teve em conta o trabalho desenvolvido por esta instituição secular que não tem fins lucrativos, sendo que parte importante do seu orçamento é constituído por donativos.

Além disso, o executivo salienta que a associação Banda Municipal de Machico, fundada a 1 de novembro de 1896, tem fomentado o interesse pela cultura musical não só junto dos seus associados, mas da população em geral.

Para este ano, a Banda Municipal de Machico tem programado as comemorações dos 125 anos, assim como diversas atividades na área da música e da cultura, com destaque para a gravação de um CD áudio do arquivo e repertório musical da banda, a edição de um livro comemorativo do aniversário, bem como a participação em concertos, festas populares e religiosas dentro e fora do concelho.

Ao DN, o Secretário Regional considera que a “Associação da Banda Municipal de Machico desenvolve um importante papel na comunidade em que se insere, cativando especialmente os mais jovens para a arte musical, atividade esta alicerçada na Escola de formação da Banda, que funciona como garante da preservação e divulgação da música, bem como da formação e integração de novos músicos executantes na Banda Juvenil”.

Eduardo Jesus reforça que a Secretaria Regional colabora com esta associação em vários âmbitos nomeadamente nos eventos que fazem parte do cartaz turístico “sempre com o mesmo objetivo: apoiar a cultura na Região Autónoma da Madeira e proporcionar condições para que a nossa juventude encontre em associações como esta de Machico um espaço privilegiado para aprenderem a arte de tocar música, contribuindo, por um lado, para a continuação da banda ao longo dos tempos e, paralelamente, potenciando eventuais saídas profissionais neste âmbito para eles próprios”.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.