Pesquisar

Governo Regional celebra John Dos Passos na Ponta do Sol

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, preparou um programa alusivo ao 51.º aniversário da morte de John dos Passos ocorrida a 28 de setembro de 1970. Assim, nesta terça-feira, o Centro Cultural apresenta, às 19h00, a exposição “Uma Vida em Escrita”, seguido do postal sonoro “John Dos Passos Transfer – Uma Paisagem Literária, por Tiago Patrício. 28-09-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional celebra John Dos Passos na Ponta do Sol

Em declarações ao DN,  o Secretário Regional de Turismo e Cultura convida as pessoas para visitarem a nova exposição a qual refere constituir “uma homenagem a John Dos Passos e à obra editada, sendo uma oportunidade para conhecer as 48 obras publicadas em seu nome entre 1917 e 2007, as quais fazem jus à frase proferida pelo escritor: ‘Na verdade, eu podia passar um século na Madeira”.

Por outro lado, Eduardo Jesus acentuou que o Centro Cultural John Dos Passos “tem sido um polo agregador das atividades culturais do concelho da Ponta do Sol, com a particularidade de algumas delas abrangerem os outros da Região. Através da cedência das instalações para concertos, festivais, exposições presenciais, teatros e sessões de cinema, afirmamos que o nosso centro ‘internacionalizou’ a oferta cultural da RAM”. Além disso, sublinha que “assistimos nos últimos dois anos a um crescendo de atividades, mas, sobretudo, a um aumento da procura do centro cultural para eventos de vária índole, o que muito nos satisfaz”.

O governante relevou igualmente a criação do ‘Prémio John Dos Passos’, acerca do qual o centro cultural acolheu recentemente uma palestra do professor Onésimo Teotónio Almeida, que venceu a edição de 2019, bem como foi palco do anúncio da obra literária vencedora deste ano, atribuído ao romance “Oração a que faltam joelhos”, da autoria de Jacinto Lucas Pires.

Eduardo Jesus fez referência ainda à Biblioteca do Centro Cultural John Dos Passos, designada, desde 2016 por ‘Biblioteca Dra. Carmo da Cunha Santos’, “pelo importantíssimo trabalho desenvolvido pela escritora e antiga diretora do centro cultural. Uma biblioteca que contém a obra completa de John Dos Passos, sendo que atualmente fazem parte do seu acervo 6.554 monografias, disponíveis para consulta na base de dados PRISMA”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.