Pesquisar

Governo Regional assinala Dia das Bibliotecas Escolares

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura promoverá a partir de 25 deste mês, várias atividades que assinalam o Dia das Bibliotecas Escolares através das suas direções regionais. 20-10-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional assinala Dia das Bibliotecas Escolares

Assim, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebe nas salas de leitura geral e infantojuvenil a Escola EB1 da Ponta Delgada, com um grupo de alunos do 4.º ano, que usufruem da atividade “Primeira Visita à Biblioteca”. Nesta ação as crianças podem explorar livremente a sala infantojuvenil e ouvir um conjunto de histórias preparadas exclusivamente para a sua faixa etária e nível de escolaridade. Também a Escola Básica 123 PE Bartolomeu Perestrelo traz um grupo de alunos do 7.º ano, integrado na atividade “Circuito do Livro e do Leitor”. Esta iniciativa possibilita aos jovens conhecer o acervo bibliográfico disponível na DRABM, as áreas de trabalho, o tratamento técnico dos livros, bem como a melhor forma de utilizar estes recursos no seu percurso académico.

Durante todo o mês de outubro, também definido como o mês internacional das bibliotecas escolares, a referida direção regional associa-se às celebrações assumindo-se como parceiro destas instituições, consideradas espaços inovadores de aprendizagem no interior dos estabelecimentos de ensino. Assim, recorda a todos os bibliotecários escolares que podem usufruir de um leque variado de atividades, visitas e materiais pedagógicos, nomeadamente: a realização de visitas orientadas à biblioteca; a marcação de sessões de leitura interativas, na sala de aula ou na biblioteca escolar; a dinamização e empréstimo de maletas pedagógicas; o empréstimo institucional de livros e a cedência de exposições.

Para mais informações, os interessados poderão consultar o programa educativo da DRABM, acessível na página institucional https://abm.madeira.gov.pt/.

 

As marcações de atividades estão disponíveis através do email do serviço educativo em seec.abm.srtc@madeira.gov.pt

 

As Bibliotecas desempenham um papel importante junto à comunidade pois constituem um veículo de transmissão de conhecimento não apenas através dos livros disponibilizados, mas também pelas atividades pedagógicas ali desenvolvidas”, refere o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao JM.

 

Já na Ribeira Brava e no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), acontece a 26 a atividade: “O que dizem as memórias: Ver e tocar o passado e projetar o futuro”.

A iniciativa, direcionada para alunos do 2º Ciclo, pretende evocar a Biblioteca Escolar, a visita ao Museu na Ribeira Brava, e conhecer e interpretar os testemunhos e manifestações populares.

Refira-se que o Dia  das Bibliotecas Escolares se comemora anualmente a 25 de outubro. Contudo, este ano, acontece numa 2ª feira, um dia em que o MEM se encontra habitualmente encerrado. Assim, a atividade pedagógica decorrerá na 3.ª feira seguinte, das 9h45 às 10h45. A atividade pedagógica do MEM vai realizar-se em parceria com a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

 

Refira-se que a obra escolhida para esta atividade do MEM, “Cadernos de Campo nº 3- Festas e Romarias”, foi premiada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) em 2020 na categoria de Investigação.

Eduardo Jesus sublinha que esta coleção “reflete o resultado do trabalho de campo, para recolha e inventariação, preservação e divulgação do nosso património cultural material e imaterial. Estamos a salvaguardar e a promover ‘o saber-fazer’ ancestral associado a várias atividades tradicionais, que são testemunhos da nossa cultura, e a estimular também potenciais jovens interessados em dar continuidade a algumas artes, o que muito nos orgulha”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.