Pesquisar

“O valor de um arquivo está associado à capacidade do mesmo de ser consultado”

Eduardo Jesus marcou presença na assinatura do contrato de depósito para entrada na DRABM do arquivo histórico da Igreja Anglicana do Funchal 07-12-2021 Turismo e Cultura
“O valor de um arquivo está associado à capacidade do mesmo de ser consultado”

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira assinou ontem um contrato de depósito com os responsáveis da Igreja Inglesa ou Igreja Anglicana do Funchal (Holy Trinity Church), formalizando-se a entrada do arquivo histórico desta instituição.

Presente na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por referir a importância deste arquivo. “Temos registos desde 1804, mais de 400 livros e pastas, que nos trazem uma boa parte da história da Madeira”, disse, acrescentando que se trata de um arquivo “de uma extraordinária riqueza”.

O governante salientou ainda que “é impossível olharmos para a história da Madeira sem desconsiderar a história da Igreja Anglicana na ilha. A presença inglesa fez-se notar neste arquipélago desde muito cedo e essa influência social também deixou um legado económico muito forte”, disse, exemplificando com a importância desta comunidade na divulgação do Vinho Madeira, mas também na indústria do Turismo. Neste âmbito, Eduardo Jesus recordou que depois da Segunda Guerra Mundial, quando a atividade turística estava parada, foi uma família da comunidade britânica na Região que convidou Winston Churchill para cá vir e, assim, relançar a atividade do turismo na Região.

Para Eduardo Jesus, “o valor de um arquivo está associado à capacidade do mesmo de ser consultado” e por isso deixou palavras de profundo agradecimento e reconhecimento aos administradores da Igreja Anglicana do Funchal, afirmando que esta instituição pode contar sempre com a DRABM para aquilo que for necessário e manifestando ainda abertura do Governo Regional para colaborar com a mesma.

Já Jonathan Pestana-Calvert, administrador da Holy Trinity Church, aproveitou a ocasião para agradecer à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. “Agora sabemos que estão seguros e preservados para as próximas gerações e disponíveis ao público que esteja interessado. Até porque antes, de certeza que eram muitas as pessoas que nem sabiam que este arquivo existia”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.