Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Estratégia para o Turismo da Região 2022-2027 vai para consulta pública

Cerca de cem pessoas assistiram esta terça-feira à apresentação pública do documento 29-12-2021 Turismo e Cultura
Estratégia para o Turismo da Região 2022-2027 vai para consulta pública

Depois de vários meses de trabalho e de reuniões que juntaram vários players do setor, foi apresentada na tarde desta terça-feira a Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027, desenvolvida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura em colaboração com a ‘Deloitte Business Consulting’. Cerca de uma centena de pessoas, a maioria ligadas ao setor turístico, na forma presencial ou através da plataforma zoom, assistiram à apresentação do documento que seguirá em breve para um período de consulta pública.

Presente na ocasião, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por salientar que o documento hoje revelado tem na sua base a preocupação de envolver todo o setor e a prova disso está em todos os contributos que ao longo dos meses foram recolhidos e aproveitados para esta estratégia. “É muito importante que todo este envolvimento resulte na perspetiva de que há uma identificação de cada um de nós nesta estratégia. E isso é importante porque, sendo o setor a parte fulcral deste processo, interessa que as ideias estejam alinhadas”.

Recordando que agora se seguirá uma fase de consulta pública em que o documento ontem apresentado ficará à disposição do público em geral, Eduardo Jesus aproveitou para convidar os interessados em darem os seus contributos para que esta seja mesmo uma estratégia de toda a Região para o setor que é o “rosto” do arquipélago.

Refira-se ainda que a apresentação da Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 esteve a cargo de Francisco Sá Nogueira e Rui Gildro da ‘Deloitte Business Consulting’.

Em traços largos, a Estratégia para 2022-2027 tem uma visão em linha com a da anterior Estratégia (2017-2021), introduzindo a fusão experiencial entre o Mar, a Montanha e a Cultural e revelando o destino não apenas como um “must visit” europeu, mas sim, global e com uma vasta oferta de experiências diferenciadas. Pretende, acima de tudo, afirmar a Região como um destino turístico para todo o ano, seguro, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental. 

O documento apresentado hoje agrega um conjunto de seis pilares estratégicos para o desenvolvimento da Região nomeadamente: Natureza, Turismo Ativo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability. Segundo a Delloite, a Região apresenta oportunidades no desenvolvimento e fortalecimento do Turismo em cada um dos seis pilares acima referidos.

Foram também definidos seis drivers orientadores para a estratégia: reforçar a gestão do destino, melhorando o conhecimento e monitorizando a performance do setor do Turismo; apostar na diversidade, diferenciação e estruturação da oferta turística; investir no aumento da notoriedade do destino Madeira; atrair, qualificar e valorizar os Recursos Humanos do setor do Turismo; fomentar o investimento no setor do Turismo e assegurar a sustentabilidade do destino (ambiental, como económico e social).

A Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 ficará disponível para consulta em breve no portal da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.


Anexos

Descritores