Pesquisar

Secretário de Turismo presente no Cantar dos Reis

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente ontem no ‘Cantar dos Reis’, um evento integrado no programa de festas de Natal e Fim de Ano da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e organizado e promovido pela ACAPORAMA - Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira. 06-01-2022 Turismo e Cultura
Secretário de Turismo presente no Cantar dos Reis

A edição de 2022 do ‘Cantar os Reis’ decorreu no espaço de concertos do Mercadinho de Natal, na Placa Central da Avenida Arriaga e contou com a participação de vários grupos provenientes das Casas do Povo de Santa Cruz, de São Roque do Faial, de Santana, do Estreito de Câmara de Lobos, da Serra de Água e de São Martinho.

O espetáculo reavivou a tradição madeirense de cantar os reis e começou com o toque das sinetas que deram o mote de abertura onde falou o presidente da ACAPORAMA, Sérgio Oliveira, e, depois Eduardo Jesus.

Na oportunidade, o secretário regional de Turismo e Cultura destacou a qualidade do evento que encerra as festas de Natal e Fim de Ano na Madeira. Eduardo Jesus frisou que o facto de a iniciativa ser organizada pelas Casas do Povo da Região permite uma proximidade maior com aquela que é a essência madeirense “muito próxima da cultura popular, que é a cultura que nos faz ser como nos somos”. Por esse motivo, encerrar as celebrações natalícias com a atuação dos grupos ligados a estas instituições locais “é fazê-lo com aquilo que há de mais puro, com as nossas raízes. E um povo que não se orgulha das suas raízes não é um povo”, referiu.

No evento existiam quadros vivos (presépio), muita música (temas regionais da época) e instrumentos tradicionais: castanholas, búzios (Casa do Povo de São Roque do Faial), bexigoncelo (Casa do Povo de Santana), tampas de panelas, pinhas, entre outros, não faltará ainda o tradicional Bailinho da Madeira.

Houve tempo igualmente para ser distribuído bolo-rei e ginja do Curral das Freiras.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.