Pesquisar

Madeira Flower Classic Auto Parade anima domingo o Funchal

A cidade do Funchal recebe no próximo domingo, dia 15, o evento ‘Madeira Flower Classic Auto Parade’, inserido no programa da Festa da Flor, que decorre até ao dia 29 do corrente mês. 13-05-2022 Turismo e Cultura
Madeira Flower Classic Auto Parade anima domingo o Funchal

Trata-se do regresso de cerca de 130 de automóveis clássicos a um desfile muito acarinhado pelos residentes e visitantes, devido aos veículos em si, às flores presentes através de motivos que os ornamentam, aos trajes dos figurantes, à animação e à música. 

O desfile dos veículos começa às 16h30 na Avenida Sá Carneiro, junto à rotunda com o mesmo nome, e percorre a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses pelo lado norte, e regressa à Avenida Francisco Sá Carneiro pelo lado sul da referida avenida. 

Antes, nove bandas de música e oito Grupos da Flor e o grupo Sweet Dancers, partem dos dois extremos da Av. Sá Carneiro com coreografia de marcha para locais pré-definidos ao longo da avenida, onde ficarão a aguardar que passe o último veículo da parada. Nessa altura, de uma forma sequencial, as bandas e os grupos acompanharão a parada desempenhando a sua coreografia, adicionando grande animação e colorido à avenida até chegarem à zona da exposição.

As nove bandas de música são compostas por 180 elementos e os oito Grupos da Flor e o grupo de dança têm cerca de 500 jovens e crianças, perfazendo um total de 680 elementos.

No final, todos os carros ficarão em exposição na Avenida Sá Carneiro até às 18h30.

Participam automóveis clássicos fabricados até 1979, havendo exceções para modelos posteriores a essa data fundamentadas pela originalidade.

Entre os veículos que participarão teremos os das coleções da Região Autónoma da Madeira (2 automóveis), onde sobressai o Mercedes-Benz D300 (Adenauer), que abrirá o desfile, da Câmara Municipal do Funchal (1) e dos Bombeiros (2). Referência igualmente para o autocarro ‘Chevrolet’ da Empresa de Automóveis do Caniço e para o conjunto de 18 carros antigos de associados do Clube de Automóveis de Clássicos da Madeira.

A nível de marcas, com saída por esta ordem, a ‘VW’ terá 12 veículos, a ‘Mercedes’ 10 veículos, a ‘BMW’ 8 veículos, a ‘Opel’ 8 veículos, a ‘Peugeot’ 9 veículos, a ‘MG’ 13 veículos, a ‘Mini’ 10 veículos, a ‘Fiat’ 5 veículos, um grupo de 14 veículos de associados dos Amigos Japoneses Antigos (com ‘Datsun’, ‘Honda’, Mitsubishi’, ‘Suzuki’ e ‘Toyota’), e, finalmente, a ‘Land Rover’ com 13 veículos. 

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere que se trata de um evento que, além do valor dos veículos que nele participam, “é mais uma oferta integrada na Festa da Flor que se celebra durante o mês de maio com uma diversificação que se complementa”.

Eduardo Jesus agradece a colaboração dos proprietários dos automóveis privados e à Câmara Municipal do Funchal, aos bombeiros e à Empresa de Automóveis do Caniço, pela disponibilidade que sempre manifestaram em participar nestas iniciativas, “que enriquecem a nossa oferta turística e cultural” e igualmente, aos voluntários

Deixa igualmente palavras de muito apreço ao Clube Carocha da Madeira, que organiza o desfile, às bandas de música, aos Grupos da Flor e à escola de dança, aos voluntários e a todos quantos contribuem para que o ‘Madeira Flower Classic Auto Parade’ “regresse neste ano tão significativo de recuperação da economia, onde o turismo tem um contributo relevante numa região como a nossa”.

Além da possibilidade de assistir de pé ao longo de todo o percurso, existirão bancadas na parte sul da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, entre a rotundas Sá Carneiro e da Autonomia. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou no Posto de Turismo da Avenida Arriaga, a partir desta quinta feira, das 9h00 às 13h00.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.