Pesquisar

Património Cultural Imaterial é tema de encontro

Iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura realiza-se a 24 de setembro no Museu Quinta das Cruzes 20-09-2022 Turismo e Cultura
Património Cultural Imaterial é tema de encontro

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (DRC), realiza, no próximo dia 24 de setembro, a partir das 10 horas, no Museu Quinta das Cruzes, o encontro “Património Cultural Imaterial: Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira”.

O encontro parte do conceito de que o Património Cultural Imaterial (PCI) remete para bens culturais intangíveis, tendo associado elementos materiais e naturais, que são fatores identitários de uma comunidade.

Recorde-se que, desde 2003, a UNESCO considera o Património Cultural Imaterial fundamental para a diversidade cultural e um garante do desenvolvimento sustentável. Foram, então, reconhecidos todos os processos de globalização e de transformação social, assim, como, todos os fenómenos de degradação e de desaparecimento do património cultural imaterial, causando perda das identidades e memórias culturais coletivas dos povos e respetivas comunidades, sendo necessário e urgente desenvolver processos e métodos para identificar, registar, inventariar e salvaguardar o Património Cultural Imaterial.

Programa conta com duas conferências

O encontro conta com duas conferências a cargo de elementos da DRC. A primeira, pelas 10h15, sob tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”, será proferida por Élia de Sousa. A intervenção centrar-se-á na explanação e clarificação do conceito de Património Cultural Imaterial, segundo a convenção da Unesco, e referência à legislação nacional e regional.

A segunda conferência, sob o tema “Ter começado é meio caminho andado”, inicia-se pelas 11 horas e será proferida por Rita Rodrigues. Abordará o papel determinante da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da atual Direção Regional da Cultura e da antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, no que concerne aos projetos desenvolvidos na defesa, preservação e divulgação do Património Cultural Imaterial da Região Autónoma da Madeira.

Pelas 11h30, será apresentado, por Élia de Sousa, um conjunto de metodologias de trabalho para a realização do Plano de Mapeamento e Identificação de Património Cultural Imaterial do Arquipélago da Madeira, Haverá ainda tempo para um momento de debate, ao qual se seguirá o encerramento com uma atuação musical pela Associação Cultural e Musical Xarabanda.

Há que sublinhar que o encontro tem acesso gratuito e está aberto a todos os interessados, particularmente os agentes e associações culturais, grupos de folclore, técnicos municipais e instituições de ensino. Carece porém de inscrição prévia que deve ser feita através do link https://forms.gle/TsmYUwNfW9JPMzWh8.  

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.