Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Restaurar é assumir responsabilidade perante um património

Primeiro Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural decorre é promovido pelas Direções Regionais do Arquivo e Biblioteca da Madeira e da Cultura 07-10-2022 Turismo e Cultura
Restaurar é assumir responsabilidade perante um património

“O trabalho de restauro e de preservação do património cultural, obriga a uma reflexão, mas, acima de tudo, faz com que, cada um de nós, assuma uma responsabilidade perante esse legado”. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na sessão de abertura do 1.º Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural, uma iniciativa da responsabilidade das Direções Regionais do Arquivo e Biblioteca da Madeira e da Cultura, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que decorre no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira.

Na ocasião, o governante sublinhou que a responsabilidade que recai sobre cada um, está diretamente relacionada com a importância de manter, cuidar, preservar e acarinhar a nossa herança cultural, sob as mais diversas formas em que se apresenta. Porém, alertou, “assumir essa responsabilidade impõe um determinado saber e conhecimento. Só através do conhecimento é que se pode desenvolver a experiência e quanto maior e mais séria for a experiência, essa responsabilidade em termos de preservação do património, se torna mais fácil e correspondente a essa herança”.

 

O segundo dia é reservado a uma visita orientada às instalações da Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM.


Anexos

Descritores