Pesquisar

Preservação do património imaterial da Madeira é prioridade na Cultura

Lançamento do livro " A presença das charolas nas Festas do Espírito Santo" 18-06-2019 Turismo e Cultura
Preservação do património imaterial da Madeira é prioridade na Cultura

A Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, participou, esta tarde, na cerimónia de apresentação do livro “A presença das charolas nas Festas do Espírito Santo no Arco da Calheta” e na abertura da exposição fotográfica alusiva a esta tradição, que no fundo comprova e valoriza o meritório trabalho da Associação Musical e Cultural Xarabanda, nos anos de 1994, 2010, 2016 e 2017.
Dirigindo-se a esta Associação, Paula Cabaço agradeceu, em nome do Governo Regional, “o incansável contributo que tem vindo a ser prestado, ao longo de todos estes anos, na pesquisa, recolha, inventariação das nossas tradições”, trabalho esse que, segundo vincou, “tem contribuído para que o nosso património cultural imaterial seja, hoje, mais estudado, conhecido e divulgado”.
Secretária Regional que aproveitou a oportunidade para endereçar, também, um agradecimento muito especial à população do Loreto e do Arco da Calheta, “por terem conseguido manter sempre viva esta tradição – das Charolas, associadas às festas do Espírito Santo - uma tradição que vos dá um sentido único de pertença e que é uma marca distintiva da comunidade desta freguesia, destas duas paróquias”. 
E ainda no respeitante aos agradecimentos, a responsável pela pasta da Cultura não deixou de agradecer à autora, Carina Teixeira, “um exemplo da educação, formação e qualidade dos nossos jovens“, relembrando, precisamente a este propósito, a aposta que o Governo Regional tem vindo a desenvolver na recuperação, valorização e salvaguarda do património cultural imaterial, cada vez mais cedo e também junto dos mais jovens, na base de uma estratégia “que é para continuar”.
A título de exemplo, Paula Cabaço lembrou o trabalho realizado nos diversos Museus da Região, bem como no Arquivo e Biblioteca da Madeira, destacando o esforço que o Museu Etnográfico da Madeira tem vindo a desenvolver no campo do Património Cultural Imaterial.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.