Pesquisar

Paula Cabaço destaca a importância de envolver toda a população e de chegar a novos públicos, nestas gerações

“3ª Corrida Caminho de Ferro do Monte" integra 600 Anos 12-08-2019 Turismo e Cultura
Paula Cabaço destaca a importância de envolver toda a população e de chegar a novos públicos, nestas gerações

“Reavivar, através dos 600 Anos, a nossa história – e, neste caso, uma das mais belas e genuínas experiências do nosso passado, que alguns dos habitantes do Funchal ainda recordam – associando-a a uma atividade desportiva e mobilizadora de centenas de pessoas, merece o maior reconhecimento e apoio do Governo Regional e é, sem dúvida, uma excelente forma de valorizarmos a importância que a freguesia do Monte desde sempre assumiu – e assume – para o turismo da Região, passando, em simultâneo, todo este testemunho às novas gerações”.

A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que esta tarde marcou presença na Conferência de Imprensa de apresentação da “3ª Corrida Caminho de Ferro do Monte”, uma iniciativa que, organizada pela Associação de Atletismo da Madeira, em parceria com a Junta de Freguesia do Monte e com o apoio de diversas entidades, entre as quais o Hotel Quinta do Monte, integra as Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

Corrida que terá lugar a 25 de agosto e cujas inscrições ainda decorrem, esperando-se que «à semelhança do ano passado, possam ser atingidas as 2 centenas de participantes».

«Queremos que os 600 Anos sejam, acima de tudo, uma celebração coletiva, através da qual possamos envolver a nossa população, mas, também, chegar a novos e diferentes públicos e, neste caso, estamos a integrar uma iniciativa, no programa, que nos permite chegar a atletas e a amantes desta modalidade, paralelamente a todos os que se associam, direta e indiretamente, à realização desta prova», vincou Paula Cabaço, acrescentando que «é pela diferença e com base no reconhecimento e promoção da nossa autenticidade que os 600 Anos também cumprem a sua missão».

«Ao recordarmos o Caminho-de-ferro – que, no século XIX, marcou a mobilidade nesta freguesia, mas, também, a imagem turística da cidade, assumindo-se, na altura, como uma das suas principais atrações – fazia todo o sentido que esta iniciativa integrasse, novamente, o Programa dos 600 Anos», disse.

Paula Cabaço que encara esta iniciativa como mais uma forma de relembrar e valorizar o papel que a freguesia do Monte assumiu – e ainda assume – na valorização turístico-cultural da nossa Região, com tradições que, mantidas ao longo do tempo, ainda hoje cativam e identificam a Madeira em qualquer parte do mundo.

Secretária Regional que aproveitou a ocasião para deixar um agradecimento público a todos os participantes e, naturalmente, à Organização desta prova – concretamente à Associação de Atletismo da Madeira e à Junta de Freguesia do Monte – fazendo votos para que mais iniciativas como esta possam surgir, numa programação «que tem tido a capacidade de envolver inúmeros contributos, públicos e privados e, também, da sociedade civil, determinantes para o seu sucesso».

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.