Pesquisar

Colóquio “As Mobilidades no Espaço e no Tempo”

Centro de Estudo da História do Atlântico acolhe colóquio nos dias 14 e 15 de novembro 13-11-2019 Turismo e Cultura
Colóquio “As Mobilidades no Espaço e no Tempo”

 O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, realiza, nos dias 14 e 15 de novembro, no auditório do Centro de Estudo de História do Atlântico Alberto Vieira,  o Colóquio “As Mobilidades no Espaço e no Tempo”.

Desde 2011, sob a coordenação do Doutor Alberto Vieira, falecido em fevereiro deste ano,  que o CEHA promove, anualmente, um Colóquio, que teve como ponto de partida “As lhas da Europa e a Europa das Ilhas”.

A partir de 2016, com a Nona ilha (um subprojeto das Memórias das Gentes que fazem a História), passou a dedicar-se o Colóquio a um destino de Emigração.

Ao manter este  projeto do professor Alberto Vieira,  o CEHA pretende continuar o objetivo que norteia este encontro - trazer investigadores dos destinos referenciados, de forma especial os de origem madeirense, assim como outros que tenham  desenvolvido estudos nesta área.

Até ao momento, passaram pelo auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico 155 investigadores de diversas nacionalidades e instituições envolvidas, sendo que a edição de 2019 conta com 21 especialistas, com destaque para os seguintes:

- Cristiana Bastos  da Universidade Nova de Lisboa  e coorganizadora do Colóquio;

- Maria Beatriz Rocha-Trindade, socióloga, professora catedrática da Universidade Aberta ( e que introduziu em Portugal o ensino da Sociologia das Migrações), sendo também a “madrinha” deste colóquio;

- Jo-Anne Ferreira, coordenadora de estudos brasileiros e portugueses na Universidade de West Indies, Saint Augustine Campos, Trinidad e Tobago;

- Carlos Guilherme Riley, licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa., doutorado em História Contemporânea pela Universidade dos Açores;

- Gabriel Arcanjo Branco de Olim, médico aeronáutico, Major- general,( currículo feito fora da Madeira), é atualmente o Presidente do Instituto Português de Sangue;

- Vishnu Bisram, Jornalista na Guiana;

- Deborah Pope, Consultora de museu, investigadora independente;

- Cynthia Brand Blu, investigadora independente, Holanda;

- Mansraj Ramphal, Investigador da Universidade das West Indies.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.