Pesquisar

Newsletter do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira com novidades

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura,disponibiliza, a Newsletter de abril 03-04-2020 Turismo e Cultura
Newsletter do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira com novidades

 

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira,  disponibiliza, na  Newsletter de  abril,  um lote de 100 imagens alusivas a reportagens dos fundos provenientes dos estúdios Perestrellos Photographos Photographia Vicente. 

No que concerne ao fundo Photographia Vicente, são apresentados registos da primeira travessia aérea Lisboa-Madeira, em 1921, bem como da visita régia, em 1901 e, ainda, da passagem pelo Funchal em 1934 do príncipe George, duque de Kent. 

 

Por sua vez, no fundo Perestrellos Photographos destacam-se, entre outros motivos, a comemoração da batalha de La Lys; Largo do Pelourinho - Porto Santo; Arraial de Nossa Senhora do Monte; Cais do Carvão; Palácio de São Lourenço e Igreja de Nossa Senhora do Monte – Funchal.

Este projeto de descrição e disponibilização de fotografias na plataforma de arquivos enquadra-se no objetivo de promover a acessibilidade digital do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no ABM. Produto de uma intervenção multifacetada, que envolve outras componentes como a conservação curativa, a limpeza, a consolidação de suportes ou o acondicionamento, foram até ao momento publicadas 9122 fotografias, pertencentes a mais de 20 fundos documentais, que se juntam a outros conjuntos iconográficos do ABM igualmente disponíveis na plataforma de pesquisa de arquivos : https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/search.

Outros temas em destaque na Newsletter de abril, a publicação  na sua plataforma de pesquisa de arquivos, os registos descritivos do fundo William Hinton & Sons, num total de 910 unidades de instalação, com datas compreendidas entre 1827 e 1994. Instituída por William Hinton (1817-1904), que se fixou na Madeira em 1838, a firma William Hinton & Sons teve enorme protagonismo na economia madeirense dos séculos XIX e XX, principalmente no âmbito da indústria sacarina, graças ao dinamismo do Engenho do Torreão e à vantagem tecnológica desta fábrica a vapor. A este respeito, há a  destacar as séries documentais de plantas de máquinas industriais (1896-1969) e as de patentes de invenção e propriedade industrial (1899-1925). O fundo William Hinton & Sons afirma-se  como um repositório de informação importante  para o conhecimento da história económica e social da Madeira dos últimos 160 anos.

A consulta poderá ser feita através do link:  https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=120857.

Na sequência do estado de emergência em que Portugal se encontra, e apesar de ter encerrado todos os seus serviços presenciais de atendimento ao público, o ABM mantém via e-mail, serviços mínimos em matéria de resposta a várias solicitações, nomeadamente, emissão de certidões, disponibilização de reproduções digitais de documentos, pedidos de informação sobre o acervo, cuja consulta poderá ser pedida através dos e-mails drabm.srtc@madeira.gov.ptcertidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt.

As atividades atualmente desenvolvidas em regime de tele-trabalho incidem principalmente no tratamento e descrição do acervo a partir de réplicas digitais, na organização do acervo digital, na sistematização de informação sobre intervenções de conservação e restauro, no desenvolvimento de projetos editoriais, na preparação de ações e conteúdos de​  divulgação em contexto virtual (histórias e atividades para os mais pequenos, sugestões de leitura, curiosidades, entre outras propostas), na gestão da comunicação e na realização de estudos e investigação histórica no contexto do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira.

 

Para os mais pequenos, o Arquivo, mantém a  habitual hora do conto, que a nível presencial continua adiada, mas com propostas  da equipa da sala infanto-juvenil, que prepara um conjunto de propostas para os leitores e pais. Partindo de uma história, é apresentado o tema , a autora e um conjunto de atividades que poderão ser desenvolvidas em casa.

Estas propostas estarão disponíveis na página de Facebook e na página institucional do ABM.

 

A nível de jornais, o ABM disponibiliza na plataforma Prisma,  alguns exemplares do "Diario da Madeira" (1912/1940), num total de 8166 PDFs pesquisáveis:

 https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt//SearchResultDetail.aspx?mfn=504345&DDB=


Em preparação, e para assinalar o Dia Mundial do Livro, o Arquivo prepara a exposição virtual,  das principais coleções de livro antigo impresso, com destaque para as imagens digitalizadas das coleções de Nuno Porto, Rui Carita e António Aragão.

 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura realça o papel do Arquivo que cumpre o seu papel, ao colocar o conhecimento e acervo  à disposição do público. Nesta altura em que a comunidade encontra-se em isolamento social, o Arquivo mantém as equipas em constante investigação e pesquisa, com o objetivo de proporcionar a todos, o acesso imediato às coleções, minimizando, desta forma, o distanciamento que agora se impõe. Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esta é uma fase diferente mas que a comunidade continua a contar com o apoio das equipas do Arquivo e Biblioteca da Madeira, assim como, dos museus e outras instituições sob sua tutela. O acesso virtual  às coleções,  informações sobre conteúdos, vem aprofundar um contacto que se pretende permanente com a nossa riqueza histórico-cultural.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.