Pesquisar

Governo Regional apresenta exposição do MUDAS em visita virtual 360º

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, inaugura uma nova exposição da coleção “O princípio do (In)visível”, do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a partir de plataforma digital desenvolvida especificamente para visita virtual 360º. 10-04-2020 Turismo e Cultura
Governo Regional apresenta exposição do MUDAS em visita virtual 360º

Este sábado, dia 11, terá lugar a inauguração virtual da nova exposição da coleção do MUDAS.Museu. “O princípio do (In)visível - A coleção do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, uma seleção”, dá seguimento às mostras anteriores da coleção permanente do Museu ‒ “Experiência da Forma I e II”‒, procurando, apresentar uma nova leitura curatorial sobre uma estrutura narrativa que tem por base a coleção do MUDAS.

Esta exposição traz à evidência, além de um renovado olhar sobre a coleção do MUDAS, obras menos vistas do acervo e uma seleção das aquisições efetuadas nos últimos três anos pelo Museu, integrando peças de Edgar Martins, Hélder Folgado, Daniel Melim, António Barros, Ana Perez-Quiroga, Miguel Palma, Beatriz Horta Correia, Pedro Cabrita Reis e Hugo Brazão.
Inclui também algumas das obras em depósito, como as peças de Jorge Pinheiro “sem título” de 1968 e “Aquiles” de 1981, pertença da coleção do Novo Banco, a obra “WYSIWYG (What you see is what you get)”, 2009, de Duarte Encarnação, ou um conjunto de plexiglass, recortados de autoria de Lourdes Castro da propriedade dos CTT Portugal, também em depósito no MUDAS, entre outras obras. 
A exposição integra pintura, escultura, desenho, fotografia, objetos e instalação, procurando apresentar uma leitura  da diversidade criativa que marca os últimos setenta anos de produção artística contemporânea em Portugal Continental e nas Ilhas, apontando ainda baterias para a produção artística mais recente levada a cabo por alguns dos artistas madeirenses que, mais recentemente, passaram a integrar a coleção do MUDAS.Museu.

Adaptando a sua estrutura às necessidades da situação presente, o Museu de Arte Contemporânea desenvolveu em parceria com o fotógrafo Gregório Cunha uma visita virtual imersiva, que através de um site permitirá ao público “inaugurar” virtualmente e no conforto da sua casa a exposição agora concluída, através de uma experiência de visualização 360º, interativa e dinâmica das diferentes áreas do Museu e das obras em exposição.

 

A plataforma www.mudasmuseuvirtual.com  possibilitará ao fruídor um percurso virtual, fluido e intuitivo, pelas exposições em cartaz, servindo de antecipação a uma visita física ao Museu. O site disponibiliza 45 pontos de navegação virtual e simultaneamente 45 pontos de visualização 360º. Está apto para navegação nos vários browsers e através dos dispositivos informáticos tradicionais, permitindo também a utilização em tablets e smartphones. 

O site inclui ferramentas de visualização para uso de óculos RV ou de outros dispositivos de realidade virtual. A plataforma tem disponíveis mecanismos de áudio-descrição / áudio-guia, função que nos próximos meses estará disponível para uso público, tornando a plataforma ainda mais intuitiva do ponto de vista da acessibilidade. Esta ferramenta terá uma atualização periódica acompanhando a evolução da programação do Museu e das exposições futuras.
Esta tecnologia corresponde à presentemente utilizada pelos maiores museus mundiais para garantir a visita digital aos seus espaços, apresentar virtualmente as suas coleções e estimular a disseminação cibernética dos seus projetos e programas culturais.

 

O secretário regional de Turismo e Cultura pretende candidatar este projeto, para integração /publicação dos conteúdos agora disponibilizados no segmento Google às Arts and Culture,  https://artsandculture.google.com." Desta forma, a integração desta visita virtual na linha de conteúdos culturais disponibilizados por esta plataforma, permitirá ao MUDAS.Museu e à Região Autónoma da Madeira,  alcançar uma divulgação sem precedentes, eventualmente a uma escala mundial, rivalizando com outras instituições nacionais que já integram este circuito, mas principalmente, com os olhos postos no crescimento futuro, captar novos públicos”.

Acrescenta ainda Eduardo Jesus, "que esta é uma nova forma de estar na vida e na cultura. Não sendo possível ir ao museu, o museu vem até nós e permite-nos uma experiência diferente que será, naturalmente, um convite à presença, assim que a situação atual permitir". 

"Este é um grande e importante passo na consolidação do reforço  da oferta cultural, respeitando e enaltecendo os conteúdos e chegando aos mais diversos públicos. É esta função de quem tem a responsabilidade de dirigir um sector tão importante e vital para a sociedade", acresenta.

Por fim, refere: "Materializa-se um projeto, conquista-se um novo patamar na oferta cultural e posiciona-se a Região  num nível nunca antes experimentado. As circunstâncias atuais, são, acima de tudo, uma oportunidade para a nossa evolução".

 

A abertura oficial da exposição virtual “O principio do (In)visível” acontecerá através das redes sociais do Museu e com a ativação da plataforma www.mudasmuseuvirtual.com,  sábado, dia 11, às 21h00


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.