Pesquisar

Secretário Regional de Turismo e Cultura visita Solar de São Cristóvão

Visita no âmbito das Festas de São Cristovão 30-05-2020 Turismo e Cultura
Secretário Regional de Turismo e Cultura visita Solar de São Cristóvão

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, visitou este sábado, o Solar de São Cristóvão, localizado no Sítio do Caramanchão, no âmbito das celebrações das Festas de São Cristóvão, padroeiro e viajantes e automobilistas.
As festividades acontecem desde o século XVII, no final do mês de maio, início de junho.
Este ano, devido à situação pandémica, foram adiadas. No entanto, a capela, devidamente decorada, esteve aberta a todos os que quiseram reviver a evocação a São Cristóvão.
Na ocasião, o secretário regional destacou a obra de recuperação feita pelo Governo Regional orçada em 100 mil euros e que permitiu a reabertura desde 2019, da casa onde viveu Carlos Cristóvão, cuja entrada é gratuita.

 

Festas de São Cristóvão

Desde o século XVII que no fim do mês de maio ou no início de junho, se realizam romagens e festas em Machico em honra a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e dos viajantes.

Genuína demonstração de fé e devoção que a população de Machico tem ao santo, a procissão percorre atualmente as ruas da cidade de Machico, à qual se vão juntando as pessoas por onde passa.

Durante algum tempo, esta tradição perdeu-se, sendo recuperada em 1996 pelo Pároco do Piquinho, Padre José Afonso, que realizava a Festa na Igreja Paroquial e depois iam à capela buscar a imagem do santo. Foi também este pároco, que idealizou a procissão de automóvel pelas ruas de Machico. Posteriormente, com o Padre Manuel Carlos a festa passou a se realizar na Capela do Solar de São Cristóvão e atualmente com o Padre Ramos, que dá continuidade a essa tradição tão apreciada pela população.

Na véspera da festa, no sábado, a Eucaristia realiza-se no fim do dia, acompanhada pelo Coro que anima a cerimónia. Posteriormente, a animação continua na rua com grupos de música tradicional de arraial e finaliza com o fogo de artifício.

No Domingo, realiza-se a Eucaristia da Festa depois do almoço, na Capela do Solar de São Cristóvão, acompanhada também pelo Coro.

Em seguida, sai a procissão em cortejo automóvel percorrendo as ruas de Machico, com muitas pessoas a assistirem pelo percurso, atirando flores e admirando o automóvel que leva o santo, ornamentado com flores.

A procissão volta de novo à capela do Solar de São Cristóvão, onde são benzidos os automóveis que participaram e é distribuído a Oração de São Cristóvão.

São Cristóvão

São Cristóvão, santo mártir, viveu no século III e foi morto durante o reinado do imperador romano Décio. A lenda da sua vida desenvolveu-se a partir do século VI e mais acentuadamente a partir do século XI, no entanto, a sua canonização ocorreu somente no século XV. É padroeiro dos viajantes, pois ajudou Jesus a atravessar um rio perigoso, dos moços de fretes, dos carregadores dos mercados, dos archeiros e mais recentemente dos automobilistas.


 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.