Pesquisar

Responsáveis de Museus e Centros Culturais do Governo Regional debatem estratégias

A reunião contou com a equipa da Direção Regional da Cultura 25-06-2020 Turismo e Cultura
Responsáveis de Museus e Centros Culturais do Governo Regional debatem estratégias

“A reunião, realizada hoje, juntou dirigentes e responsáveis de museus, centros culturais e solares na dependência da Direção Regional da Cultura, numa iniciativa promovida pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, que tutela. O objetivo deste encontro foi a troca de experiências e simultaneamente a partilha de boas práticas da oferta cultural disponibilizada por estas instituições, procurando desenhar estratégias conjuntas que possam ser adoptadas por todos os museus, solares e centros culturais da RAM na tutela desta Secretaria. Esta iniciativa visou elencar estratégias de melhoria dos serviços prestados e,simultaneamente, os eixos e medidas para a sua concretização, afirmou esta quinta - feira, o Secretário Regional de   Turismo e Cultura. 

Eduardo Jesus teve a oportunidade de ouvir todos os directores dos museus e coordenadores dos centros culturais e solares, de forma a “valorizar não apenas o bom trabalho que já está implementado e em curso, mas também introduzir melhorias e incentivar a partilha de boas práticas e instrumentos de gestão”. 

Esta reunião serviu também para fazer o balanço dos primeiros 6 meses de 2020 de atividade dos Museus,sendo possível constatar a quantidade e qualidade das iniciativas desenvolvidas que, por via das circunstâncias decorrentes da pandemia COVID-19, ficaram (de 13 de março a 14 de maio) condicionadas à presença online, designadamente nos espaços e redes digitais de cada instituição. Na opinião do Secretário Regional de Turismo e Cultura, foi uma reunião ' muito produtiva que abre caminho para novos processos de trabalho, tendentes a uma ainda maior valorização do universo museal da DRC, constituído por uma diversidade de espaços e processos, com definições programáticas específicas, e que prestam um imprescindível serviço público na Madeira e no Porto Santo.” 

 

A reunião teve como objetivo, auscultar as referidas direções, sobre as atividades dos museus, durante a pandemia, e a programação preparada para os próximos meses, atendendo às novas medidas protagonizadas pelo Governo Regional, em matéria de desconfinamento.

Após as boas vindas pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, cada museu e centro cultural apresentou o seu plano de atividades, previsto antes do COVID 19 e as adaptações efetuadas após a pandemia. Foram também apresentados os projetos e programação cultural de cada espaço ou museu, nomeadamente as exposições permanentes, temporárias e itinerantes, mediante a apresentação da política de gestão de coleções de cada museu, estudo, investigação, incorporação, inventário e exposição, bem como a acessibilidade e inclusão e a o investimento no digital.

Os responsáveis pelos museus indicaram medidas de incentivo à participação em redes e parcerias, privadas e públicas, que permitam desenvolver os domínios do conhecimento, da investigação científica, salvaguarda e divulgação dos acervos.

As estratégias de mediação cultural e dos serviços educativos foram também alvo de debate, com vista à implementação de novas medidas que potenciem um maior envolvimento de cidadãos nas áreas relacionadas às expressões artísticas e conhecimento do património cultural.

Aos museus, foram ainda solicitadas propostas no sentido de repensar formas de comunicar e partilhar recursos, considerados de interesse e dirigidos a diversos grupos, tendo em consideração a vocação destes espaços enquanto entidades detentoras de memória, conhecimento e interpretação da diversidade e complexidade cultural e natural das sociedades. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.