Pesquisar

Eduardo Jesus releva importância da atividade dos carreiros do Monte

O secretário regional do Turismo e Cultura relevou hoje a importância da retoma atividade turística dos carreiros do Monte considerando-a um ícone do destino Madeira. 10-08-2020 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus releva importância da atividade dos carreiros do Monte

Eduardo Jesus, que esteve presente no arranque da atividade depois da pausa devido à pandemia, referiu que a Madeira “não seria a mesma sem esta experiência dos carrinhos de cesto a descerem aqui o Monte”.

Referiu que “as coisas vão retomando a sua normalidade, se bem que os níveis de procura não são comparáveis com o que era a nossa normalidade antes do início da pandemia. Contudo, aos poucos e poucos as coisas começam a funcionar e isso é que é o importante”.

O secretário regional disse ainda que agosto “já é um mês de grande acréscimo face à realidade que tivemos em julho” ao passar dos 60 para os 140 voos semanais nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.

Diz que é um caminho que o Governo Regional está a fazer, mas que precisa de um maior crescimento para que sejam atingidos os níveis que a Região tinha antes da pandemia.

Eduardo Jesus disse que, para setembro, as perspetivas indicam que haverá igualmente um crescimento das frequências aéreas semanais, revelando que a tutela tem vindo a trabalhar para fechar operações estuturantes tendo em vista seguinte época que aí vem.

“Interessa-nos muito estar já a trabalhar o inverno, visando o fim-do-ano” pelo que “é preciso crescer de forma consistente, evitando qualquer recuo”, evidenciou.

O secretário regional referiu que a Madeira tem sido referenciada pela imprensa internacional várias vezes nas últimas semanas como destino seguro devido às medidas que foram aqui implementadas e que estão a ser bastante apreciadas sendo que continua a ser preciso “combater o medo com medidas que tragam confiança às pessoas”.

Eduardo Jesus teve oportunidade igualmente de lamentar que o Governo da República não tenha prolongado o regime de 'lay-off' simplificado para o setor turístico, ramo que considera ter sofrido quebras elevadas de faturação.

“Foi uma pena muito grande o regime do 'lay-off' simplificado não se ter mantido pelo Governo da República por mais tempo, principalmente para o setor do turismo, que sofreu uma grande paragem e tem quebras de atividade muitíssimo acentuadas", disse Eduardo Jesus.

O secretário regional lembrou que as novas opções que se colocam aos empresários turísticos “têm a ver com as quebras de faturação de 40 a 50% ou reduções do horário normal de trabalho, que estão em cima da mesa há poucos dias e que os empresários terão de optar”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.