Pesquisar

Secretário regional diz que a Madeira está fazer história no controlo à Covid-19

O secretário regional de Turismo e Cultura considera que a exigência ao Governo de Canárias para que copie o modelo de controlo do novo coronavírus aplicado pela Madeira significa que “isto começa a fazer história”, disse em declarações ao JM, complementando que “é o reconhecimento da credibilidade do modelo implementado na Região”. 23-09-2020 Turismo e Cultura
Secretário regional diz que a Madeira está fazer história no controlo à Covid-19

Na segunda-feira, a imprensa espanhola dava conta da expressão dos empresários canarianos que estavam a pressionar o executivo do arquipélago no sentido de seguir o exemplo da Madeira no controlo à Covid-19.

Eduardo Jesus recorda que “a Madeira esteve à frente de todo o mundo quando reclamou, desde a primeira hora, que o controlo sanitário devia ser feito na origem, ainda antes da viagem”, e atribui este reconhecimento ao “rigor nas medidas que foram implementadas e à operação no aeroporto que deixa uma mensagem fortíssima na construção da confiança".

“Somos a única região de Turismo de Portugal a ser certificada. Na União Europeia, há quem também aponte este exemplo a ser seguido”, sublinha Eduardo Jesus, recordando que “os 20 maiores aeroportos do Reino Unido exigiram ao primeiro ministro inglês que adotasse uma posição semelhante, em vez da quarentena à chegada para os territórios que são considerados não recomendados”.

O governante admite que a identificação e o isolamento dos casos que testam positivo, logo na chegada à Madeira ou ao Porto Santo, “evitam um processo de propagação que seria depois muito difícil de controlar porque estaríamos na presença de cadeias de transmissão”.

“Aqui, criamos condições para isso, a partir de Portugal continental para a Madeira. Só nessa ligação, já temos mais de 25 mil testes de pessoas que viajaram para a Região e isso dá uma grande segurança como complemento à operação do aeroporto e a quem viaja", conclui.

Eduardo Jesus refere que tudo isto “é mais seguro” e que, por isso, “é natural que Canárias reconheça o sucesso desta operação. Tivemos contactos com os colegas de Canárias, demos conta deste exercício e eles prontamente consideraram que seria o ideal para eles. Agora tornaram público, o que para nós é um sinal de reconhecimento”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.