Pesquisar

Eduardo Jesus lança nova comunicação junto dos governos europeus

Eduardo Jesus, remeteu uma nova comunicação aos Ministros  dos Negócios Estrangeiros e da Saúde, de vários países, nomeadamente, da Dinamarca, da Finlândia, da Noruega e da Lituânia. 26-09-2020 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus lança nova comunicação junto dos governos europeus

Na sequência da proposta de “Recomendação do Conselho apresentada pela Comissão Europeia sobre uma abordagem coordenada das restrições impostas à liberdade de circulação em virtude da pandemia de COVID-19”, a qual estabelece 3 critérios comuns (a «taxa de notificação de casos de Covid-19 cumulativa dos últimos 14 dias», a «percentagem de testes positivos», e o «número de testes realizados») para aferir a situação epidemiológica dos Estados-Membros recomendando que a aplicação dos referidos critérios sejam ao nível regional e não ao nível nacional, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, remeteu uma nova comunicação aos Ministros  dos Negócios Estrangeiros e da Saúde, de vários países, nomeadamente, da Dinamarca, da Finlândia, da Noruega e da Lituânia, transmitindo a situação da Região Autónoma da Madeira à luz desses critérios.

A Recomendação proposta vem assim de encontro à posição reiteradamente defendida pelo Governo Regional da Madeira relativamente à necessidade de avaliar a situação epidemiológica da nossa Região ao nível regional.

Embora se trate ainda de uma proposta em debate no Conselho da União Europeia  aguardando-se a sua adoção nas próximas semanas Eduardo Jesus considera ser, desde já, fundamental que a Madeira mostre que cumpre os limiares, sendo, à data, considerada uma Região Verde, ou seja, regiões a cujo destino não deveriam ser impostas restrições de viagens ou desaconselhadas viagens para essas regiões.

Além de que o governante madeirense diz saber, aliás, que os governos dos mercados nórdicos já estão a recorrer a critérios semelhantes na avaliação que fazem aos Estados-Membros. O que se deseja é que o façam ao nível das Regiões.

Estas comunicações surgem na sequência de outras anteriores que o Secretário Regional de Turismo e Cultura tem feito nos últimos meses junto do Governo da República, dos governos europeus, das embaixadas, entre outras entidades, na insistência da afirmação da condição epidemiológica diferenciada da Região.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.