Pesquisar

Exposição “Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”

“Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”, com a apresentação marcada para 21 de novembro, na Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo, conta com a curadoria da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira. 20-11-2020 Turismo e Cultura
Exposição “Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”

Depois da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente e de Machico terem recebido as exposições fotográficas alusivas aos concelhos e respetivas freguesias, o mês de novembro contempla Santa Cruz.

“Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”, com a apresentação marcada para 21 de novembro, a partir das 18h00, na Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo, conta com a curadoria da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira.

Nesta mostra são apresentadas 173 fotografias e gravuras das cinco freguesias do concelho, com datas que vão de inícios do século XIX (gravuras) até 1987. Predominam as panorâmicas dos antigos núcleos urbanos e da paisagem rural bem como apontamentos arquitetónicos das igrejas, capelas e dos seus recheios. Destacam-se nesta seleção as escavações arqueológicas efetuadas por António Aragão em 1961 – as primeiras realizadas na Madeira –, que puseram a descoberto os restos soterrados do convento de Nossa Senhora da Piedade, erguido no local onde, no mesmo ano, foram iniciadas as obras de construção do aeroporto de Santa Catarina.

As imagens exibidas integram a coleção fotográfica do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) e o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no ABM. Os conteúdos da exposição são da autoria de Jorge Valdemar Guerra, o grafismo de Leonardo Vasconcelos e as traduções de textos da responsabilidade de Liliana Pestana e Cefyn Embling-Evans.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura destaca o projeto da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira “que permite acompanhar o investimento feito pelo Governo Regional ao longo dos anos, não só na criação de acessos aos locais e sítios dos concelhos, bem como as obras do atual aeroporto. Por outro lado, esta exposição retrata as vivências, memórias e tradições de outros tempos, sendo algumas delas representativas da cultura de um povo que queremos preservar e manter, já que a exposição tem registos desde meados do século XIX”, refere Eduardo Jesus.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.