Pesquisar

Eduardo Jesus elogia atitude inovadora da exposição no Museu de Arte Sacra

Secretário regional visitou exposição de Carmen Vieira patente no Museu de Arte Sacra 23-11-2020 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus elogia atitude inovadora da exposição no Museu de Arte Sacra

O secretário regional de Turismo e Cultura visitou a exposição de Carmen Vieira, intitulada ‘Celebração e Corpo’, patente no Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF). Foi acompanhado pela escultora e pelo diretor do espaço museológico da Diocese, João Henrique Silva, que conta com a apoio do Governo Regional, através de um Contrato-Programa anual.

Em declarações ao DN Eduardo Jesus considerou a proposta apresentada “muito estimulante do ponto de vista intelectual e sensorial, pelos motivos de reflexão e contemplação que proporciona, constituindo um excelente exemplo de fusão entre uma expressão artística contemporânea com uma motivação e inspiração numa realidade que tem séculos.” O secretário regional de Turismo e Cultura disse ainda que esta exposição “constitui uma oportunidade profundamente criativa e diferenciada sob o ponto de vista da oferta cultural que se verifica neste momento na Região Autónoma da Madeira”. Recorda que o referido museu assinalou o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com a abertura da exposição temporária que refere “inspirada na Encíclica “Laudato Si”, publicada pelo Papa Francisco em 2015, sobre o cuidado da Casa Comum, a fragilidade dos elementos, interpelando o visitando a refletir sobre as relações humanas com o meio ambiente.” Neste domínio, são incorporados elementos de paramentaria do acervo do MASF, utilizadas ao longo dos séculos “sendo que uma dessas peças veio permitir uma inspiração para que Carmen Vieira produzisse um trabalho que constitui uma viagem profunda no pormenor que se encontra nas peças que são únicas e de uma riqueza extraordinária”.

 

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.