Pesquisar

Exposição “Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz” apresentada na Quinta do Revoredo

Exposição está patente até 31 de janeiro de 2021 23-11-2020 Turismo e Cultura
Exposição “Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz” apresentada na Quinta do Revoredo

 

Depois da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente e de Machico terem recebido as exposições fotográficas alusivas aos concelhos e respetivas freguesias, o mês de novembro contempla Santa Cruz.

“Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”, com a apresentação na Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo, conta com a curadoria da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira.

Nesta mostra são apresentadas 173 fotografias e gravuras das cinco freguesias do concelho, com datas que vão de inícios do século XIX (gravuras) até 1987.

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura “esta exposição acontece na sequência de um ciclo que está a ser promovido pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira de levar a cada concelho, os registos que estão na posse e no Arquivo e da Biblioteca, que são da sua coleção, registos fotográficos desses mesmos concelhos.

Também é compromisso da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira dar sequência às publicações em formato de livro, destas mesmas imagens em cada um dos concelhos”

Para Eduardo Jesus, “ esta é uma forma de levar a cada concelho, memórias de outros tempos, que são do último quartel do século XIX e que atravessando todo este período, permite uma leitura às pessoas e uma identidade às pessoas com os sítios, com os locais, com os hábitos, costumes, as tradições, a paisagem, as acessibilidades. Há uma história riquíssima e que naturalmente faz uma ponte entre o passado e o presente através da memória. E é este o propósito que se quer com este tipo de intervenção, que permite a partir do acervo do Museu de Fotografia da Madeira e depositado no Arquivo, que também tem a sua própria coleção, e que juntamente resulta nesta capacidade de oferta, que é invulgar, mas que é excecional”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.