Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Eduardo Jesus no lançamento de Cadernos de Campo nº4 com o tema “As Lapinhas d’A Festa’.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve sexta-feira no Museu Etnográfico da Madeira (MEM) por ocasião do lançamento do n.º 4 da edição ‘Cadernos de Campo’ com o tema “As Lapinhas d’A Festa’. 19-12-2020 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus no lançamento de  Cadernos de Campo nº4 com o tema “As Lapinhas d’A Festa’.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve sexta-feira no Museu Etnográfico da Madeira (MEM) por ocasião do lançamento do n.º 4 da edição ‘Cadernos de Campo’ com o tema “As Lapinhas d’A Festa’.

Esta nova publicação pretende divulgar os presépios tradicionais de escadinha e de rochinha, incidindo sobre a sua montagem e os artefactos utilizados na sua ornamentação.

Para Eduardo Jesus esta nova edição é “ a prova evidente  que a missão  e a função de um museu vai muito além daquilo que guarda”. “Um museu é um serviço que se presta a uma população”.

Recorde-se que o MEM ganhou recentemente o prémio APOM na categoria Investigação com o n.º 3 da coleção ‘Cadernos de Campo’, dedicado a ‘Festas e Romarias da Madeira’.

Na deslocação ao museu do Governo Regional na Ribeira Brava, Eduardo Jesus teve oportunidade de visitar a mostra ‘Reciclar n’A Festa’, um projeto anual que conta com a colaboração das escolas, juntas de freguesia, lares e centros de dia com material reutilizado.

Além disso, apreciou a nova exposição ‘As Plantas d’A Festa’ que traz ao público algumas das diferentes espécies vegetais, utilizadas na ornamentação das lapinhas.

  
A edição nº4 de Cadernos de Campo dedicado às" Lapinhas D´A Festa" pdoe ser adquirido na loja do museu ou através da plataforma " Cultura Madeira":

https://cultura.madeira.gov.pt/

 

 


Anexos

Descritores