Pesquisar

Secretaria Regional de Turismo e Cultura apoia produção de obra inédita de audiovisual

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) apoiou em dezembro um novo projeto na área do audiovisual. Trata-se do filme SUPERNATURAL, de Jorge Jácome e André e. Teodósio / Teatro Praga para o Dançando com a Diferença 18-01-2021 Turismo e Cultura
Secretaria Regional de Turismo e Cultura  apoia produção de obra inédita de audiovisual

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) apoiou em dezembro um novo projeto na área do audiovisual. Trata-se do filme SUPERNATURAL, de Jorge Jácome e André e. Teodósio / Teatro Praga para o Dançando com a Diferença. Em todo o filme a Madeira será apresentada como cenário que terá como elenco os intérpretes do Dançando com a Diferença.

A proposta apresentada surgiu no contexto COVID-19 que, após a súbita interrupção provocada pelo Estado de Emergência e confinamento sanitário geral, obrigou a repensar todas as atividades e criações artísticas planeadas. Uma dessas atividades era a nova criação em colaboração com André e. Teodósio / Teatro Praga, denominada de SUPERNATURAL.

SUPERNATURAL, foi primeiramente pensada como uma obra para espaços de programação cultural regular, como teatros, museus e centros culturais, mas devido à ausência de certezas sobre o ambiente social e cultural nacional, o projeto foi reformulado não só na sua conceção, mas sobretudo método e meio de criação.

O cinema apareceu como uma alternativa para a operacionalização e execução deste espetáculo, sobretudo com a integração do realizador Jorge Jácome, galardoado e reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus trabalhos cinematográficos e recentemente nomeado para o “Prêmio do Cinema Europeu de Melhor Curta-Metragem” com o filme “Past Perfect”.

Este projeto cinematográfico, inspira-se na dualidade entre o natural e o artificial. O conceito base deste filme explora o imaginário existente em torno da obra O Segredo do Namoro (1927) do pintor surrealista belga René Magritte. Um quadro que dá início a uma viagem onde a fantasia, o imaginário e o impensável se cruzam para elevar o conceito e todas as noções de além-natural, entrando num estado de Supernatural.

Na construção deste filme, o elenco do Dançando com a Diferença na sua multiplicidade de corpos e indivíduos, em conjugação com as paisagens naturais e urbanas da ilha da Madeira, constroem este elemento de surreal e além-natural inspirado pelo surrealismo de René Magritte.

 Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura em declarações ao DIÁRIO explica que “A SRTC viabilizou o apoio tendo em conta a relevância da equipa e linha artística seguida neste projeto, os espaços de ação que valorizam ativos naturais e culturais da Região Autónoma da Madeira e o fato de se tratar de um projeto inovador. O filme SUPERNATURAL, como objeto artístico, corresponde a uma orientação estratégica de interesse regional que visa contribuir para posicionar a Madeira como destino de filmagens, baseada também nos seus ativos culturais, artísticos e criativos.”

Eduardo Jesus adianta que “em 2020 foram desenvolvidas diferentes iniciativas de apoio e aconselhamento ao nível de informação sobre a Madeira como destino internacional de filmagens, estabelecendo pontes de comunicação com diferentes entidades e colaborando na pré-produção de novas realizações, bem como apreciação de propostas para produções e guiões, sendo que em 2021 poderão  concretizar-se alguns projetos com garantias de exibição a nível nacional e assim funcionar como exemplo de boas práticas com baixo custo.”

 

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.