Pesquisar

Museu de Fotografia da Madeira recebe doação de máquina fotográfica de Gino Romoli

‘Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s passa a contar com a máquina fotográfica ‘Kodak Master View’ de Gino Romoli 24-01-2021 Turismo e Cultura
Museu de Fotografia da Madeira recebe doação de máquina fotográfica de Gino  Romoli

O ‘Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s passa a contar a partir desta semana, com a máquina fotográfica ‘Kodak Master View’ de Gino Romoli, um fotógrafo particular e barman de uma unidade hoteleira do Funchal que se fixou na Madeira em 1936 e falecido em 1982.

Recorde-se que o acervo de Gino Romoli foi doado a este museu em fevereiro de 1983. Mais tarde, em  junho de 2016, o acervo das imagens foi depositado no Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira.

No global, o acervo reúne 14 diapositivos, 4 positivos, 9 negativos estereoscópicos, 5 negativos duplos e 68 negativos simples, monocromáticos, num total de 100 imagens, em suporte de vidro e em película, a preto e branco e a cores, de autoria de Romoli.

As imagens reproduzem uma parcela significativa de paisagens e aspetos do quotidiano das ilhas da Madeira e do Porto Santo, merecendo também destaque um grupo de registos relacionados com espécies botânicas e espaços ajardinados.

Na plataforma da  Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira encontra-se disponível online o dossiê  de imagens com 34 páginas : https://issuu.com/arquivo-biblioteca-madeira/docs/dossier_grm_jan2019_v5

 

 

Sobre a doação

A câmara ‘Kodak Master View 4 x 5 Monorail Professional’, fabricada pela ‘Eastman Kodak Co.’, por volta de 1955, é de metal, com fole de couro extralongo cinza resistente e durável, acompanhada de vários acessórios que incluem refletores, caixilhos e suportes para lentes de diversos tamanhos.

Em declçarações ao JM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura  considera que o Museu de Fotografia da Madeira que “inicialmente começou com o espólio de uma das mais conhecidas famílias de fotógrafos madeirenses, os Vicentes, tem sido o fiel depositário de outros acervos que abrangem desde equipamento técnico amador e profissional, complementado por acervos fotográficos que enriquecem este museu único a nível regional e nacional”. Por outro lado, Eduardo Jesus destaca “a importância dos fotógrafos como Gino Romoli, que optou por residir na região e que, tal como muitos outros, relata através das imagens o quotidiano da Madeira, das personalidades que por aqui passaram, relevando a nível mundial a Região como ponto de interesse turístico”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.