Pesquisar

Eduardo Jesus apresenta coleção "Madeira – Memórias Fotográficas"

Secretário Regional de Turismo e Cultura apresenta hoje os catálogos números 5, 6, 7 e 8 da coleção Madeira – Memórias fotográficas 23-02-2021 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus apresenta  coleção "Madeira – Memórias Fotográficas"

O Secretário Regional de Turismo e Cultura apresenta hoje os catálogos números 5, 6, 7 e 8 da coleção Madeira – Memórias fotográficas, cujas edições são da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. A apresentação vai decorrer no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, pelas 16 horas.

Estas edições divulgam imagens inéditas dos fotógrafos Francisco João Barreto, Alberto Camacho Brandão e Augusto João Soares (primeira metade do século XX), Gino Romoli e outros autores (dos inícios do século XX até 1982) e Joaquim Augusto de Sousa (da década de 1880 até 1905).

O Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que a Madeira, através do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s “possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores”. Eduardo Jesus complementa que esta herança arquivística “constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior”.

A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.

Os novos catálogos estarão disponíveis para venda na loja online https://loja.madeira.gov.pt/product-category/abm/  ou presencialmente, na receção da DRABM.

 

Capa: 

 Fotografias da Madeira de Gino Romoli e outros autores (dos inícios do século XX até 1982)

Textos e legendas: Alda Pereira


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.