Pesquisar

Eduardo Jesus: "Não há tempo a perder é preciso avançar"

O Governo Regional participou hoje na reunião convocada pela Secretaria de Estado Adjunta e das Comunicações com o intuito de fazer prevalecer a urgência que existe na compra dos equipamentos e a sua instalação no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo. 24-02-2021 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus: "Não há tempo a perder é preciso avançar"

Trata-se de um novo grupo de trabalho que tem como função estudar os problemas da operação aérea da Madeira.

Na reunião de hoje, o Secretário Regional deixou evidente e objetiva de que “não há necessidade de discutir o que já está discutido, nem de voltar tudo ao princípio”. Neste âmbito, Eduardo Jesus relembra que existiu um grupo de trabalho que desenvolveu o estudo para o Aeroporto da Madeira entre 2017 e 2019. E que neste último ano “concluiu com a recomendação de quais são os equipamentos que devem ser adquiridos pela NAV, uma vez que é competência deste operador essa mesma aquisição e instalação, para que se comece a aferir e a obter a informação necessária para a tomada de uma decisão”.

O governante refere que a “posição do Governo Regional é muito clara e foi objetivamente expressa na reunião de hoje. O importante, neste momento, é validar as conclusões que o grupo de trabalho verteu em 2019 e saber se a recomendação referente à versão dos equipamentos e à localização para a sua instalação se se mantém exatamente como foi decidido em 2019, decorridos que estão dois anos sobre a conclusão desse mesmo trabalho, para que se admita como certo o caderno de encargos que a própria NAV já tinha preparado para o lançamento do concurso para a aquisição e instalação”.

Eduardo Jesus insiste que para a Região Autónoma da Madeira é fundamental e imprescindível que se promova esse investimento e que se adquiram os equipamentos para que comecem a produzir o seu efeito o mais rapidamente possível. Sublinha que “a inoperacionalidade tira competitividade ao destino e prejudica gravemente a Madeira, principalmente num momento em que estamos a apostar tudo no relançamento deste destino turístico”.

Confirma que “não podemos voltar a ter e a conviver permanentemente com esta ameaça, que nos tira competitividade, causa problemas aos operadores com quem trabalhamos e insatisfação aos visitantes”.

O Secretário Regional reforça que este é um assunto que o Governo Regional levou à referida reunião “como sendo de interesse superior e de interesse nacional. Entendemos que o problema da inoperacionalidade no Aeroporto da Madeira não é da Madeira, é de todo o País, visto ser uma acessibilidade portuguesa que está profundamente prejudicada. Pelo que rebatemos insistentemente a necessidade de se promover esse investimento e a instalação desses equipamentos para começarmos a obter a informação que leve à possibilidade de alteração dos limites dos ventos”.

A concluir, Eduardo Jesus frisa que esta foi uma posição muito clara deixada neste grupo de trabalho “em que não se admite que o percurso não seja o de dar sequência ao que já foi definido anteriormente. Não há tempo para se perder com discussões que já tivemos. Apenas temos que validar as conclusões que já foram apresentadas há dois anos e, a partir daí, promover o trabalho que tem de ser feito”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.