Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Valorize compre o que é nosso!

Iniciativa do Museu Etnográfico da Madeira 23-05-2021 Turismo e Cultura
Valorize compre o que é nosso!

O Museu Etnográfico da Madeira tem aumentado o número de partilhas virtuais, que permitem manter o envolvimento com o seu público virtual, mas convida-vos, a TODOS, a visitarem o museu e conhecer o nosso património cultural, nomeadamente as várias peças de artesanato que fazem parte do seu acervo e estão expostas na nossa exposição permanente e, periodicamente, em diferentes exposições temporárias. Teremos muito gosto na Vossa visita!

O museu decidiu criar a rubrica  “ARTESANATO MADEIRENSE – Valorize, compre o que é NOSSO”, procurando contribuir, desta forma, para a sua recuperação. Através do nosso património, procuramos manter viva a nossa Identidade e alimentar a esperança, através da criatividade.

Com a partilha de obras de artesanato, de produção regional, o museu pretende dar a conhecer os artesãos madeirenses e incentivar a população em geral, a comprar o que é NOSSO. Esta semana, divulgamos o trabalho de artesanato contemporâneo, de Alexandra Carvalho, inspirado no bordado da Madeira.

A autora descreve o seu trabalho artesanal de “BORDADO DA MADEIRA, COM CORAÇÃO E TRADIÇÃO”, desta forma: “Decorria o ano de 1970 quando Alexandra Carvalho nasceu em Machico. Esta menina de olhos expressivos e imensos, desde muito cedo, brincou por entre panos, linhas e bordados das suas avós. Fascinava-a aquele mundo minucioso dos pontos e agulhas. E, assim, a sua paixão pelo bordado Madeira acompanhou-a até a idade adulta. 

Sonhou e levou avante o projeto de aplicação do nosso bordado em pequenas obras de arte/amor, com um cunho contemporâneo. Assim, homenageou a tradição e riqueza do lavor das mãos das mulheres da sua família. A mãe, Hermínia Ferreira, a sua companheira, executa com mestria e dedicação o dedilhar dos sonhos da filha”.

 


Anexos

Descritores