Pesquisar

Uma Vida em Escrita

Exposição no Centro Cultural John Dos Passos 30-09-2021 Turismo e Cultura
Uma Vida em Escrita

John Roderigo Dos Passos (14 de janeiro de 1896, Chicago, Illinois – 28 de setembro de 1970, Baltimore, Maryland) foi um escritor modernista e pintor norte-americano. Neto de um emigrante da Ponta do Sol, Madeira, licenciou- se em Harvard em 1916, estudou arte e arquitetura em Espanha e, em 1917, tal como Gertrude Stein, Ernest Hemingway e E. E. Cummings, Dos Passos participou na Primeira Guerra Mundial como condutor de ambulância voluntário.

Autor prolífico, ficou conhecido, sobretudo, por Manhattan Transfer e pela trilogia U.S.A., que lhe angariaram a reputação de historiador social e de crítico radical do modo de vida americano, pese embora o valor indubitável do conjunto da sua obra, onde manifesta uma clara evolução temática e filosófica em que se manteve sempre fiel a si mesmo. Para além dos romances, publicou ensaios, narrativas de viagem, poesia e peças de teatro.

A exposição “Uma Vida em Escrita “mostra o quanto a sua foi uma vida dedicada à escrita e dá a conhecer as 48 obras publicadas em seu nome entre 1917 e 2007, 41 até à data da sua morte, a última das quais The Portugal Story: Three Centuries Of Exploration And Discovery, e 7 a título póstumo.

 

Centro Cultural John Dos Passos

Villa Passos

Rua Princípe D. Luís nº3

Ponta do Sol

 

Horário: 

De 2ª a 6ª das 9h00 às 17h30


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.