Pesquisar

O Natal nos Museus

Programa dos museus para esta quadra festiva 07-12-2021 Turismo e Cultura
O Natal nos Museus

 

Na Madeira, o Natal é a Festa. Esta é uma das celebrações mais importantes do povo madeirense. A sua preparação sempre se revestiu de grandes preparativos e de rituais muito próprios.

A armação do presépio ou lapinha, como se designa popularmente no arquipélago constitui um dos rituais simbólicos com mais tradição, nesta época, e retrata a vida de um povo orgulhoso das suas tradições. As visitas às lapinhas tinham lugar nas oitavas da Festa: as famílias abriam as suas casas a familiares e vizinhos e partilhavam as broas e os licores da Festa.

A tradição cristã do Natal serviu de inspiração para muitos artistas. Nos Museus da Madeira, podem ver-se magníficos exemplares de pintura e retábulos portáteis de origem flamenga, caixas de presépio, coleções de figuras em barro policromado e de Meninos Jesus, presépios de escadinha, recriações de presépios tradicionais.

Propõe-se, portanto, uma visita às lapinhas dos Museus do Funchal (Museu de Arte Sacra, Casa-Museu Frederico de Freitas, Museu Quinta das Cruzes e Universo de Memórias – João Carlos Abreu) , ao Mudas. Museu de Arte Contemporânea, na Calheta, e ao Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, que apresenta a Lapinha do Caseiro, um dos presépios mais icónicos da Ilha.

As entradas são livres.  


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.