Pesquisar

Agenda Cultural

fevereiro 2020 29-01-2020 Turismo e Cultura
Agenda Cultural

As Festas de Carnaval são o grande destaque na Agenda Cultural da secretaria regional de Turismo e Cultura.

Com início a 19 de fevereiro, o evento prolonga-se até 1 de março, com o Grande Cortejo Alegórico marcado para 22 de fevereiro e o cortejo Trapalhão para 25 do referido mês.

Os museus não ficaram indiferentes a esta quadra e a 15 de fevereiro, o MUDAS, na Calheta, convida as famílias e crianças a executarem uma máscara, tendo como ponto de partida, uma embalagem reciclada, num trabalho em que estão em destaque a modelagem, pintura e colagem.

O Museu Etnográfico da Madeira marcou para 21 de fevereiro a oficina “Malassadas no Museu” - direcionada ao público em geral, pretende-se neste atelier, dar a conhecer a história desta iguaria, simbologia, encerrando com a confeção.

A Casa-Museu Frederico de Freitas realiza de 4 a 20, visitas temáticas, orientadas para inspirar as “máscaras ou partidas”, a realizar em atelier: “Cem Partidas de Carnaval”, em dois turnos – manhã e tarde-, para crianças do 1º e 2º Ciclos.

É aliás, neste espaço, que está programada a visita temática “O Romantismo na Casa”. Esta iniciativa, que decorre de 4 a 28 de fevereiro, mediante marcação prévia, pretende identificar as características principais do Romantismo, através da arquitetura e do espólio da Casa da Calçada.

Na Porta 33 “Coalescer” – seminário contínuo de Desenho, Dança e Filosofia, concebido por Ana Mira - trata-se de um projeto bimensal entre 2020- 2021, nas salas da Porta 33, para um público abrangente de faixa etária compreendida entre 3 e 70 anos de idade.  Este projeto terá a sua apresentação a 1 de fevereiro às 18h00, seguido de Laboratório nos dias 4, 5 e 8.

Quanto a exposições, o Atlanticulture Center, Fórum Machico apresenta até 10 de maio, “Imagens e Memória do Concelho de Machico”, com a curadoria do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira; na Quinta Magnólia, Centro Cultural, a exposição “em viagem”, uma seleção de obras de vinte e dois jovens artistas de origem madeirense e no Parque Temático da Madeira, a exposição itinerante do MEM, “Artefactos Pirotécnicos: o Fogo Preso”. No Museu Etnográfico da Madeira, encontra-se patente ao público, a exposição “ A Arte de trabalhar o vime: empalhar garrafões”.

 

Para os apreciadores de cinema, no Centro Cultural John Dos Passos, e a partir de 7 de fevereiro, há “Encontro com o Cinema” - as sessões, agendadas para 7, 14, 21 e 28 trazem filmes de realizadores conceituados, como Agnés Jaoui, Luis Buñuel, Roberto Rossellini e Frederick Wiseman.

 

A agenda cultural está disponível online através do link:

http://cultura.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=4yRjwBGxK1w%3d&tabid=782&language=pt-PT

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.