Pesquisar

"Valorize, compre o que é nosso!"

Artesanato Madeirense 07-06-2020 Turismo e Cultura
"Valorize, compre o que é nosso!" endo em conta as contingências provocadas pelo vírus COVID-19 e os limites que nos foram impostos por esta situação, o Museu Etnográfico da Madeira tem procurado quebrar as limitações impostas pelo isolamento físico, com partilhas virtuais, que permitam manter o envolvimento com os seus públicos. Através do nosso património, da nossa Cultura, procuramos manter viva a nossa Identidade e alimentar a esperança, através da criatividade.
E porque é um momento crítico para a nossa economia, decidimos criar esta rubrica, “Artesanato Madeirense – Valorize, compre o que é nosso”, procurando contribuir, desta forma, para a sua recuperação.
Através da partilha de obras de artesanato, de produção regional, pretendemos dar a conhecer os artesãos madeirenses e incentivar a população em geral, a comprar o que é nosso.
Esta semana, divulgamos o trabalho de Embutidos em Madeira de Susana Ornelas.
Possuindo a ilha da Madeira um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu à matéria-prima, que o ambiente colocou à sua disposição, para a construção de inúmeros artefactos utilitários, decorativos, lúdicos ou religiosos. Consequentemente, a manufatura de mesas, cofres, caixas e outros artefactos em madeira embutida, foi uma das atividades que surgiu e que teve uma expansão e expressão significativa na ilha.
O embutido madeirense é único. As cores são naturais, sendo aproveitadas as melhores madeiras da nossa floresta Laurissilva, o que o distingue claramente dos trabalhos industrializados, nos quais se recorre a corantes. Das várias espécies utilizadas, obtêm-se as diferentes tonalidades, que embelezam os desenhos ornamentais.
A artesã Susana Ornelas iniciou-se nesta arte com tradição secular na nossa Região, em 1996, orientada pelos mestres embutidores João Nóbrega e Luz Ornelas.
Utilizando técnicas tradicionais ancestrais, a artesã concebe variadas peças de artesanato tradicional e moderno, de caráter utilitário e decorativo. Ao longo dos anos as obras desta artista foram várias vezes premiadas, sendo o seu trabalho reconhecido a nível regional e nacional. Os seus trabalhos mostram como é possível, no mundo artesanal, conseguir-se uma ligação criativa e harmoniosa entre tradição e inovação.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.