Pesquisar

"Do teu fruto, o mel"

Exposição mo Museu Etnográfico da Madeira 25-08-2020 Turismo e Cultura
"Do teu fruto, o mel"

MUSEU ETNOGRÁFICO DA MADEIRA

Atividade: Exposição temporária “Do teu fruto, o mel”

Data: 1 de setembro a 5 de dezembro 2020

Local: Sala de exposições temporárias

 

A exposição “Do teu fruto, o mel” dá a conhecer os processos de confeção de dois tipos de mel, únicos na nossa Região, o mel de figos e o mel de vinho em mosto, e a sua utilização no quotidiano madeirense.

Trata-se de duas tradições ancestrais, que ainda hoje podemos encontrar nos sítios da 1.ª, 2.ª e 3.ª Lombada, na freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente.

A origem destes dois tipos de mel está intimamente ligada à necessidade de o povo obter mel, na época natalícia, para a confeção dos “bolos e broas da Festa, uma tradição fortemente enraizada na nossa ilha, quer nos meios rurais, quer no meio citadino.

Na falta de recursos financeiros para obter o tradicional mel de cana, o povo soube, de forma inteligente e criativa, aproveitar os recursos naturais que o meio colocou à sua disposição, nomeadamente dois frutos: as uvas e os figos. No caso destes últimos, além de que a necessidade aguça o engenho, acresce ainda o facto de, na freguesia da Ponta Delgada, existir uma grande quantidade de figueiras, pelo que terá sido também uma forma encontrada para aproveitar o excesso daqueles frutos, transformando-os.

Este mel é ainda hoje utilizado na confeção dos bolos e broas de mel da Festa, na confeção do bolo de rolão doce, para regar as malassadas do Carnaval, na confeção da macia (mistura de aguardente com mel) e para adoçar o leite ou o chá. 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.