Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

RECICLAR N’A FESTA – Mostra de presépios de escadinha

Patente ao público até 16 de janeiro 16 de janeiro 2021 18-12-2020 Turismo e Cultura
RECICLAR N’A FESTA – Mostra de presépios de escadinha

 

Esta atividade insere-se no âmbito do Projeto “MUSEU SUSTENTÁVEL”, que tem como objetivo promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

Porque reutilizar é uma prioridade e porque o museu pretende transmitir, aos mais jovens, a necessidade de repensar a nossa forma de agir, protegendo o ambiente e promovendo uma vida sustentável, organizam-se, no seio deste projeto, diferentes atividades, ao longo de todo o ano, recorrendo à reutilização de materiais.

Neste âmbito, na época natalícia, os serviços educativos promovem uma mostra de presépios elaborados pelas Escolas, Lares de Idosos, Instituições do Ensino Especial, Centros Culturais, Centros de Ocupação dos Tempos Livres, Casas do Povo e Juntas de Freguesia.

A armação do presépio ou lapinha, como é designado no arquipélago, constitui um ritual simbólico com muita tradição no nosso arquipélago. A configuração dos presépios sofreu, no entanto, alterações ao longo dos tempos. O Menino Jesus era entronizado em escadinhas ou mesmo colocado sobre uma mesa, costume ainda presente em algumas unidades domésticas, nas zonas rurais. Mais tarde, generalizou-se o uso da rochinha, inspirada na orografia da ilha e nos costumes tradicionais, utilizando os recursos naturais disponíveis.

Com a mostra deste ano, os Serviços Educativos do museu pretendem manter viva a tradição do presépio de escadinha, incentivando a criatividade e educando para a reutilização de materiais.

20 Instituições apresentam 20 presépios.

Para ver até 16 de janeiro de 2021

 

 

 


Anexos

Descritores