Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Exposição "Plantas d´A Festa"

Exposição patente no Museu Etnográfico da Madeira até 16 de janeiro de 2021 18-12-2020 Turismo e Cultura
Exposição "Plantas d´A Festa"

A exposição “AS PLANTAS D’A FESTA pretende trazer a público algumas das diferentes espécies vegetais, utilizadas na ornamentação das lapinhas. A escolha deste tema, prendeu-se com a importância de determinadas espécies, nesta festividade, cruzando-se, deste modo, a botânica com a etnografia e valorizando, simultaneamente, o património natural e o património cultural.

As plantas e as flores sempre desempenharam um papel importante na vida do Homem e estão presentes não só em todos os seus rituais de passagem, como o nascimento, o casamento ou a morte, mas também em quase todos os outros momentos festivos.

Para os povos pré-cristãos, as suas inquietações e as suas esperanças concentravam-se em grande parte na vegetação, na próxima colheita e na fertilidade das mulheres e dos animais. Muitos desses rituais profanos foram adotados pela Igreja, que lhes conferiu um caráter religioso, mas não deixaram de ter uma função profilática e propiciatória de abundância e fertilidade da Mãe-Natureza.

Nesta festividade cíclica, são muitas as plantas utilizadas pelo povo, quer nos vários rituais associados a esta época, quer na ornamentação do interior dos templos e das casas.

 Muitos dias antes da Festa, as pessoas começam a procurar no mercado e nas ruas circundantes, as chamadas “verduras” e flores típicas desta época, para as ornamentações natalícias, mantendo-se uma tradição secular.

Nesta exposição, embora destaquemos as plantas utilizadas na conceção dos presépios tradicionais, quisemos, também, fazer referência a algumas outras plantas, utilizadas na época natalícia, para diferentes fins.

 

 

 

 


Anexos

Descritores