Pesquisar

Cadernos de Campo nº 4 " Lapinhas D´A Festa"

Publicação da Secretaria Regional de Turismo e Cultura/ Direção Regional da Cultura 21-12-2020 Turismo e Cultura
Cadernos de Campo nº 4 " Lapinhas D´A Festa"

Na Madeira, os festejos do Natal são vividos de uma forma muito intensa e a preparação desta Festa, como é designada, pela sua importância na vida insular, revestiu-se, sempre, de minuciosos preparativos e rituais, sendo que a armação do presépio ou lapinha, como é costume chamarmos aqui no arquipélago, constitui, um desses rituais simbólicos com muita tradição. Esta publicação é dedicada a esse ritual, visando-se, sobretudo a divulgação dos presépios tradicionais de escadinha e de rochinha, incidindo sobre a sua montagem e os artefactos utilizados na sua ornamentação.

O projeto editorial do Museu Etnográfico da Madeira, a coleção “Cadernos de Campo”, tem como principal objetivo trazer a público, como o design gráfico e o próprio nome sugerem, o resultado do trabalho de investigação efetuado pelo museu, em trabalho de campo, para recolha, inventariação, preservação e divulgação do nosso património cultural material e imaterial, geralmente com pouca visibilidade.

Este projeto vem completar o trabalho de divulgação, desenvolvido pelo museu ao longo de mais de 20 anos, visível na exposição permanente e nas inúmeras exposições temporárias, com as quais pretendeu-se trazer a público, com uma periodicidade constante, a investigação desenvolvida no museu e as suas coleções que se encontram em reserva, permitindo a sua rotatividade.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.