Pesquisar

ARTESANATO MADEIRENSE

Valorize, Compre o que é nosso 01-03-2021 Turismo e Cultura
ARTESANATO MADEIRENSE

O Museu Etnográfico da Madeira tem aumentado o número de partilhas virtuais, que permitem manter o envolvimento com o seu público virtual, mas convida-vos, a TODOS, a visitarem o museu e conhecer o nosso património cultural, nomeadamente as várias peças de artesanato, que fazem parte do seu acervo e estão expostas na exposição permanente e, periodicamente, em diferentes exposições temporárias. Teremos muito gosto na Vossa visita!

O museu decidiu criar a rubrica “ARTESANATO MADEIRENSE – Valorize, compre o que é NOSSO”, procurando contribuir, desta forma, para a sua recuperação. Através do nosso património, procuramos manter viva a nossa Identidade e alimentar a esperança, através da criatividade.

Através da partilha de obras de artesanato, de produção regional, o museu pretende dar a conhecer os artesãos madeirenses e incentivar a população em geral, a comprar o que é NOSSO. Esta semana, divulgamos artesanato moderno: o figurado de barro, de Francisco Teixeira.

Desde criança, sempre foi apaixonado pelas artes, em particular pela pintura e pelo artesanato, muito por influência do seu pai, Domingos Teixeira. Por circunstâncias da vida, acabou por não enveredar pela arte no seu percurso profissional. No entanto, sempre se dedicou a esta atividade como hobby.

Veio viver para a ilha da Madeira, há nove anos, por motivos profissionais e foi-se apaixonando pela cultura, tradições e paisagens da ilha.

A sua vivência na Madeira motivou-o a dedicar-se com mais afinco ao seu verdadeiro prazer, o barro. As temáticas exploradas são diversas, embora goste, particularmente, de fazer figurado com motivos religiosos e de retratar aspetos tradicionais da ilha.Vive, atualmente, na Madalena do Mar, onde desenvolve o seu trabalho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.