Pesquisar

Governo Regional assinala o bicentenário da Imprensa da Madeira

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, assinala a 2 de julho o bicentenário da Imprensa na Madeira e os 200 anos da publicação do “Patriota Funchalense”. 23-06-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional assinala o bicentenário da Imprensa da Madeira

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, assinala a 2 de julho o bicentenário da Imprensa na Madeira e os 200 anos da publicação do “Patriota Funchalense”. A iniciativa conta com a parceria do “Diário de Notícias” - Madeira e do Museu de Imprensa da Madeira.

A efeméride é assinalada com duas iniciativas: no dia 2, pelas 17h00, acontece a mesa redonda subordinada ao tema: “Patriota Funchalense: 200 anos da Imprensa na Madeira” no auditório do Arquivo.

Associada a esta iniciativa ficará patente uma mostra documental na Sala de Leitura do Arquivo e no Museu de Imprensa da Madeira (MIM), sendo que na DRABM estarão expostos os primeiros exemplares deste periódico.

Refira-se que o “Patriota Funchalense” está digitalizado e disponível para consulta na plataforma de pesquisa de biblioteca da DRABM:

https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt//SearchResultDetail.aspx?mfn=382665&DDB=

Em declarações aao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura releva a importância desta efeméride que refere vir ao encontro ao Programa do Governo ao “promover e divulgar a nossa herança cultural, e por prosseguir as medidas impulsionadoras de um papel criador e contemporâneo nas prioridades das políticas e estratégias deste setor”. Eduardo Jesus sublinha que a Direção Regional “enquanto serviço executivo da SRTC, tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património documental e bibliográfico da RAM, promover medidas e iniciativas que favoreçam a literacia e o acesso à cultura”.

O governante considera de importância histórica para a Região assinalar a data do bicentenário da Imprensa da Madeira “no nosso Arquivo, um espaço concebido para a conservação, preservação, restauro e tratamento arquivístico de um acervo documental de que é depositário. A DRBAM divulga com a comemoração e em formato presencial bem como online, o acesso eficiente aos fundos documentais, promovendo junto das entidades competentes, o alargamento do acesso a depósitos históricos de interesse regional.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.